CN

Pesquisar

ABAÍRA: Cachaça é produto de exportação no município

A Cachaça de Abaíra, já popularmente conhecida em todo o estado, tem o selo de Indicação Geográfica | FOTO: Reprodução |
A Cachaça de Abaíra, já popularmente conhecida em todo o estado, tem o selo de Indicação Geográfica | FOTO: Reprodução |

O município de Abaíra, localizado no Circuito do Ouro da Chapada Diamantina, tem belezas naturais como a cachoeira subterrânea do Zulego e do Antônio João, mas pode mesmo é se gabar da cachaça produzida por lá. A Cachaça de Abaíra, já popularmente conhecida em todo o estado, tem o selo de Indicação Geográfica (IG), o primeiro na Bahia, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

De acordo com a superintendente do Ministério da Agricultura na Bahia, a ex-deputada Virgínia Hagge, o selo de IG é de alta importância, pois marca a região, e o estado, como produtora da melhor cachaça. “A cachaça da Microrregião de Abaíra há muito tempo já era conhecida pelos consumidores devido às suas particularidades, tipicidade e qualidade, porém só agora teve sua reputação reconhecida e protegida através do registro de IG”, concluiu.

Através da concessão da IG é possível promover o desenvolvimento regional sustentável via agregação de valor aos produtos agropecuários. O selo foi requerido pela Associação dos Produtores de Aguardente de Qualidade da Microrregião Abaíra e contou com o empenho dos produtores rurais e do trabalho iniciado pela SFA/BA, através da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPDAG), que atuou nas ações necessárias à sua concessão desde o início dos trabalhos até sua conclusão, inclusive com a emissão do Instrumento Oficial de delimitação da área.

O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. (Jornal da Chapada)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo