CN

Pesquisar

Atingido pela Lava Jato, PSDB pensa em se ‘refundar’, afirma jornal

Aécio Neves, presidente nacional do PSDB | Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ BN

Uma ala avalia a ideia de refundar o PSDB para recuperar a imagem da sigla até a eleição de 2018, após os principais nomes do partido serem atingidos pela Operação Lava Jato. Segundo a Folha de S. Paulo, parte do comando da sigla, incluindo nomes ligados ao presidente nacional Aécio Neves, passou a defender que o PSDB reconheça “erros”, principalmente em relação ao financiamento de campanhas, e reforce compromissos éticos e bandeiras liberais.

Nas últimas semanas, dois tucanos procuraram Fernando Henrique Cardoso para discutir o assunto, e o ex¬presidente, segundo esses aliados, se mostrou favorável à estratégia de “retorno às origens éticas e ideológicas”. Ao mesmo tempo em que nomes históricos da sigla foram implicados na operação, começaram a ascender nas pesquisas eleitorais candidatos vinculados à antipolítica, como o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), o que tem começado a retirar parte do eleitorado tucano.

Para os que pretendem a refundação, o PSDB foi gravemente ferido pelas suspeitas lançadas contra seus quadros na Operação Lava Jato por ter portado, desde o escândalo do mensalão, um forte discurso ético contra o PT. A ideia desses dirigentes é colocar o plano em prática já no segundo semestre deste ano, tempo considerado suficiente para amenizar o desgaste da legenda para as eleições de 2018. Isso, entretanto, não recebeu o aval de toda a cúpula do partido. Pesquisas internas levadas há cerca de um mês ao comando da sigla mostraram que a crise política desencadeada pelas revelações da Lava Jato e o apoio da sigla ao governo Michel Temer distanciaram o partido de seus eleitores.(Bahia Notícias)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo