Página Inicial / Noticias / Balanço de incêndios da última temporada no Parque Nacional da Chapada Diamantina é divulgado pelo ICMBio

Balanço de incêndios da última temporada no Parque Nacional da Chapada Diamantina é divulgado pelo ICMBio

De fevereiro de 2018 a março de 2019, o ICMBio atuou em 30 ocorrências de incêndios florestais dentro e no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). Desse total, 13 foram dentro da unidade de conservação e atingiram quase seis mil hectares, o que corresponde a 4% da área do parque. Comparado à temporada de 2017 foi registrado um aumento, já que naquele ano apenas 0,07% do território foi atingido. Apesar disso, “os dados atuais permanecem dentro da média histórica”, afirmou o gerente do fogo do PNCD, Luiz Coslope.

O Parque Nacional gastou R$252 mil em combate e prevenção e atuou em todos os combates da temporada dentro da unidade com o apoio fundamental de brigadas voluntárias em 11 ocorrências.

“Os voluntários são pessoas muito comprometidas, experientes e com conhecimento da serra, o que é essencial para um combate eficiente”, destaca. Luiz Coslope atribui o resultado de 2018 a dois incêndios que juntos consumiram quase cinco mil hectares perimetrados por imagem de satélite.

 

 

Fonte: Jornal da Chapada

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Situação de emergência é decretada em Oliveira dos Brejinhos e em mais cinco cidades no Estado

Uma portaria divulgada nesta terça-feira (16) pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *