segunda-feira ,17 dezembro 2018
Página Inicial / Sem categoria / BC diz que não proibiu bancos de aceitar notas com carimbo ‘Lula Livre’

BC diz que não proibiu bancos de aceitar notas com carimbo ‘Lula Livre’

Foto: Reprodução / Revista Fórum

O Banco Central (BC) desmentiu a informação que teria proibido a rede bancária de receber as notas com o carimbo “Lula Livre”. O boato começou a circular depois que um vídeo de homem carimbando notas de Real com o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viralizou nas redes sociais. Em resposta ao vídeo, um falso comunicado do Banco Central proibindo o uso das notas começou a circular. “Atenção: Banco Central acaba de divulgar que a rede bancária está proibida de receber notas com o carimbo Lula Livre.

Que se receber tais notas, os Bancos, deverão chamar a polícia. O portador estará sujeito ao enquadramento no artigo 163 do Código Penal que trata do crime de rasura em papel moeda”, diz o texto equivocado. Em nota ao Exame, o BC desmentiu a mensagem e afirmou que cédulas com qualquer tipo de marcas não perdem seu valor. “Cédulas com rabiscos, símbolos ou quaisquer marcas estranhas continuam com valor e podem ser trocadas ou depositadas na rede bancária.

As notas descaracterizadas apresentadas na rede bancária serão recolhidas ao Banco Central, para destruição. O Banco Central incentiva a que as cédulas sejam preservadas, afinal a fabricação de cédulas e moedas gera custos para o país e sua reposição elevará ainda mais esse custo”, declarou a instituição. Na prática, uma nota rasurada continua com valor. O cidadão, no entanto, pode trocar uma cédula assim em uma agência bancária ou recusar o recebimento.(Bahia Notícias)

 

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Oprah tira do ar entrevista com João de Deus após acusações de abuso sexual contra ele

Um grupo de pessoas começou um movimento na internet para que chegasse aos ouvidos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *