CN

Pesquisar

Bem na fita: Bahia tem 21 cursos com nota máxima no Enade e supera média nacional

Foto: Reprodução / Google Street View

Dos 345 da área de Humanidades cursos avaliados em 2015, 21 tiveram nota 5 e sete deles estão na Ufba.

Quem não quer tirar um dez na prova? No caso do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), todo curso de graduação almeja ter um conceito 5, a nota máxima. O exame, que todo concluinte precisa fazer para obter o diploma, teve os resultados de 2015 divulgados este mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Na Bahia, 21 cursos obtiveram a nota máxima – sete deles na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Dos 345 cursos avaliados no estado, a maioria teve conceito 3 (141), seguida da nota 2 (114), conceito 4 (50), 5 (21) e, em último lugar, 1 (11). Oito curso figuram sem conceito.

O melhor desempenho foi o do curso de Jornalismo da Ufba, dono da nota mais alta – 4,8301 -, na faixa do conceito 5. Ele também lidera os cursos de Jornalismo do país.

(CORREIO Infográficos)

Para uma das estudantes do curso, Alana Caiusca, 23 anos, a nota indica qualidade. “Além do nome da instituição, a nota do Enade foi uma das coisas que pesou na minha escolha. Quando não se conhece alguém para dar referências, essa nota é um bom indicador”, diz a aluna do 8ª semestre.

Já Matheus Buranelli, no 7º semestre do curso, acha que a nota pode demonstrar qualidade, mas não é determinante. “Nunca estive muito atento aos resultados, não influenciou a minha escolha”, conta.

Apesar das altas notas na prova e na titulação dos professores, a Ufba ainda peca sobre a infraestrutura e orientação pedagógica. “A Ufba realmente tem alguns prédios que estão inacabados, prejudica essa nota. Em 2014 e 2015 sofremos um contingenciamento  para essa infraestrutura”, diz o pró-reitor de Graduação, Penildon Silva Filho.

Vantagens
A coordenadora do curso de Jornalismo da Ufba, Carla Risso, comemora o resultado e avalia que a nota ajuda na captação de verbas. “A gente está em uma universidade pública e, portanto, depende de verba pública, depende dessa nota”. Ela atribui a boa nota ao currículo do curso, aos professores e aos alunos. O curso teve conceito 5 em 2012.

Nem todos os cursos foram avaliados em 2015. O Enade funciona em um ciclo de três anos, cada um reservado para uma área do saber. Em 2015 foi a vez de 8.121 cursos da área de Humanidades.

Particulares
Outro curso baiano com bom desempenho foi o de Relações Internacionais, da Unijorge, que ficou com a 1ª posição do país no Conceito Preliminar de Curso, com a nota 4,0173. Este é outro indicador que considera as notas na prova, mas também titulação e regime de trabalho dos docentes, a percepção dos estudantes sobre o curso como infraestrutura, orientação pedagógica e oportunidades de formação.

“Temos um programa de mentoring, em que o aluno monta um plano de carreira com um professor desde o primeiro semestre e é acompanhado por ele durante todo o curso. Temos programas de estágios, bolsas, intercâmbios”, diz o coordenador de Relações Internacionais, Matheus Souza. Para uma instituição privada, notas altas podem significar mais matrículas.

Mau desempenho
Onze cursos baianos conseguiram conceito 1 no Enade. Conforme O CORREIO a Faculdade Batista Brasileira, Faculdade Zacarias de Góes e o grupo UniDom, que comprou a Faculdade Integrada Euclides Fernandes, que abrigam alguns dos cursos com mau desempenho foram procurados mas não teve resposta.

 Por causa da nota, esses cursos – e também o que tiveram nota 2 – recebem visitas de avaliadores do MEC para verificar a necessidade de alguma punição, incluindo fechar a entrada de estudantes.(Correio)
Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo