CN

Pesquisar

Chapada: Banco do Nordeste lança Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER

O Banco do Nordeste no mês de maio lançou mais de 61 programas na sua área de atuação, inclusive o PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial) da Chapada Diamantina que têm como objetivos fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas, incorporar inovações tecnológicas em atividades produtivas, potencializar a participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento, melhorar as condições de vida da população regional dentre outros objetivos.

A primeira etapa do programa é a capacitação do agente de Desenvolvimento do Território que inclusive já aconteceu com total sucesso.  A segunda etapa é a disseminação do Programa PRODETER nas agências bancárias do Território, que também já aconteceu com total apoio das agencia do território.

A terceira etapa foi a escolha da atividade priorizada, na região da Chapada que ficou definido, atividade de Agroecologia.  A quarta etapa foi a seleção dos municípios que realmente apresentam ambiência favorável para participarem do Programa. Nesse sentido, foi selecionado os municípios na Região da Chapada Diamantina: Seabra, Lençóis, Palmeiras, Iraquara, Boninal, Piatã, Novo Horizonte, Ibitiara, Wagner, Utinga, Andaraí e Bonito.

A quinta etapa é a Formação dos Comitês Gestores Municipais e Comitê Gestor Territorial, etapa em andamento, encaminhamentos iniciados em Seabra, Iraquara, Lençóis, agendamentos previstos para Palmeiras, Bonito, Andaraí e Novo Horizonte. Conforme, gestores ligados ao Banco do Nordeste há possibilidade de conversar ainda com Utinga, Boninal, Ibitiara, Wagner e Piatã. Ficando a formação do Comité Gestor Territorial encaminhado para o dia 16 de Julho deste ano.

A sexta etapa é a Construção do PAT – Plano de Ação Territorial, etapa mais importante do Programa, realizada pelo CGT – Conselho Gestor Territorial, escolha do problema à ser trabalhado, elaboração do objetivo geral, específicos e as ações do plano com metas definidas. O prazo de conclusão dessa primeira fase do plano – último dia útil de agosto.

E em Outubro é o prazo estabelecido para o grande lançamento do PAT. Evento de grande importância, que movimenta todos os envolvidos de maneira geral, desde os produtores selecionados, técnicos, autoridades municipais, estaduais, gestores do Banco, Superintendência do Banco, e é claro os gestores do PAT, no caso, o CGT – Chapada. Dependendo do apoio do parceiros pode ter stands de produtos, sorteios, caracterização por camisas ou bonés e/ou apresentação artística.

 

 

 

 

Fonte: Direto da Redação

Compartilhe
Acompanhar comentários
Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
0
Comente a sua opinião em nosso Portalx
Pular para o conteúdo