CN

Pesquisar

Chapada Diamantina tem cidades consumindo água contaminada por agrotóxicos; Embasa diz que está dentro do padrão

 

Conforme publicado pela ONG Repórter Brasil, em parceria com Agência Pública e a organização suíça Public Eye, um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de um em cada quatro cidades do Brasil entre 2014 e 2017. Nesse período, as empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar. Desses, 16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas. A lista publicada tem 271 cidades da Bahia.

Os dados trabalhados são do Ministério da Saúde e foram obtidos e tratados em investigação conjunta com informações que são partes do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que reúne os resultados de testes feitos pelas empresas de abastecimento. Na Bahia, entre os municípios da Chapada Diamantina na lista da água com agrotóxico estão Utinga, Wagner, Várzea da Roça, Seabra, Ruy Barbosa, Rio de Contas, Palmeiras, Nova Redenção, Morro do Chapéu, Marcionílio Souza, Mairi, Lençóis, Lajedinho, Jussiape, Jacobina, Ituaçu, Itaetê, Itaberaba, Iraquara, Iramaia, Iaçu, Brotas de Macaúbas, Bonito, Boninal, Boa Vista do Tupim, Andaraí e Mucugê.

Número elevado de agrotóxicos em Mucugê
Em Mucugê, foi apurado pelo jornal Correio, que o número elevado de agrotóxicos na água pode ter relação direta com as plantações de batata, morango e tomate na região. Moradores, biólogos, profissionais de saúde do município e até agricultores confirmam o problema e começam a ver os reflexos na população. “Aqui tem fazendas grandes com plantações que consomem muito agrotóxico. Contamina solo, lençol freático, água para consumo residencial. A gente vê muita gente com alteração de hormônio, tireoide, muita gente hipertensa e diabética. É difícil comprovar que isso tem relação com o consumo da água, mas que se usa muito agrotóxico na região, com certeza”, disse um especialista na área de saúde de Mucugê, que preferiu não se identificar.

Biólogo e agricultor do município, Osório Neto diz que a batata, cultura número um da região, junto com as demais, compromete a qualidade da água há muito tempo. “Na realidade, os três municípios vizinhos são contaminados com agrotóxicos: Mucugê, Ibicoara e Barra da Estiva. Os agrotóxicos que se usam em batata têm uma concentração maior de agrotóxicos. Isso há muito tempo está assim. Demorou de estourar”, afirma Osório. O farmacêutico bioquímico responsável pelo sistema de tratamento de Mucugê, Luciano Guedes, questionou a credibilidade da pesquisa e destacou que o procedimento realizado na cidade é o padrão.

“Seguimos rigorosamente todos os critérios estabelecidos. Trabalhamos diuturnamente. Testes de controle interno são feitos a cada duas horas e mensalmente a água é passada por testes, com amostras enviadas ao Lacen e ao laboratório vinculado ao município”, disse Luciano. Para discutir o assunto, a Câmara dos Vereadores da cidade recebeu reunião de membros da prefeitura, vigilância sanitária e entidades do meio ambiente para discutir soluções acerca do resultado obtido pelo estudo.

 

 

Fonte: Jornal da Chapada 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo