quinta-feira ,23 novembro 2017
Página Inicial / As Mais Lidas / Diplomação de Fábio Lago Sul (Seabra), Edimário (Iraquara), Aurélio (Boninal) e Ricardo (Palmeiras). Lençóis, um fato novo

Diplomação de Fábio Lago Sul (Seabra), Edimário (Iraquara), Aurélio (Boninal) e Ricardo (Palmeiras). Lençóis, um fato novo

Na Chapada Diamantina a maioria absoluta dos prefeitos eleitos serão diplomados esta semana. (Foto/ Montagem CN/Internet)
Na Chapada Diamantina a maioria absoluta dos prefeitos eleitos serão diplomados esta semana. (Foto: Montagem CN/Internet)

 

Diplomações de Fabio Lago Sul (Seabra), Edimário (Iraquara), Aurélio (Boninal) e outros prefeitos eleitos da Chapada Diamantina começam nesta quinta. Atenção: Lençóis poderá ter novas Eleições.

Começaram na segunda-feira (5) as diplomações dos políticos eleitos e reeleitos no pleito de outubro para os cargos de prefeito e vereador nos municípios da Chapada Diamantina e região. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse do cargo no dia 1º de janeiro de 2017. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas que são assinados pelo presidente do TSE, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da Junta Eleitoral com jurisdição no respectivo município.

Geralmente, as solenidades de diplomações acontecem coletivamente nas sedes das comarcas. Por exemplo, no início do mês, aconteceu a diplomação do prefeito e dos vereadores eleitos do município de Ipirá – no centro-norte da Bahia. A solenidade foi na 62ª Zona Eleitoral, com sede na comarca de Ipirá, e que diplomou Marcelo Antônio, o vice-prefeito Zé Ricardo, os vereadores e suplentes. Nesse mesmo dia aconteceu a diplomação dos eleitos para os poderes Executivo e Legislativo do município de Mundo Novo.

Na Chapada Diamantina a maioria absoluta dos prefeitos eleitos serão diplomados esta semana.

Em Seabra, acontece na próxima sexta feira (16), a diplomação do prefeito eleito, Fabio Lago Sul (REDE), e do vice-prefeito Marlon Leite (PSD). O evento está previsto para ocorrer no salão do auditório da UNEB em horário ainda não confirmado. É esperado que junto com Fabio e Marlon, sejam diplomados também os 13 vereadores eleitos e os suplentes.

Como a 88ª Zona Eleitoral tem sede em Seabra, e possui jurisdição nos municípios de Ibitiara (prefeito eleito Beto pelo PT, vice Tico do PSB) e Novo Horizonte (prefeito eleito Djalma pelo PP, vice Tom do PSC) – estão previstas as solenidades de diplomações dos eleitos destas cidades e seus respectivos vereadores e suplentes para quinta-feira (15), no Fórum local.

Ainda no dia 15 de dezembro, a partir das 9h, acontece a diplomação dos eleitos da 105ª Zona Eleitoral com sede na comarca de Piatã. Na oportunidade, serão diplomados os eleitos nos municípios de Piatã, Boninal e Abaira. Nesta solenidade, serão diplomados o prefeito eleito de Piatã Ed (PTB), o vice-prefeito Adércio (PDT), vereadores e suplentes. Em Boninal, o novo prefeito Aurélio (PTB) o vice Tropinho (PTB), vereadores e suplentes. Em Abaira será a vez do prefeito eleito Diga (PTB), seu vice Mindim (PMDB) e os vereadores e suplentes.

Também no dia 15 de dezembro ocorrerá a diplomação dos eleitos da 89ª Zona Eleitoral de Lençóis. Prém será a vez de Palmeiras e Iraquara. De Palmeiras, serão diplomados o prefeito eleito Ricardo (PSD), seu vice Wilson do Capão (PTB), vereadores e suplentes, em Lençóis às 9 horas. Também às 9 horas em Iraquara, acontece a diplomação do prefeito eleito Edimario (PSD) e seu vice Nino Coutinho (PHS) dos vereadores e suplentes.

Continuando no dia 15 de dezembro, também a partir das 9h, a diplomação dos eleitos da 69ª Zona Eleitoral com sede na comarca de Utinga. Nesta solenidade, serão diplomados o prefeito eleito de Utinga Joyuson Vieira (PSL), o vice-prefeito Átila Santa Karaoglan (PSDB), vereadores e suplentes. Em Bonito, o novo prefeito Reinan de Lourinho (PSD), e o vice Cássio (PSD) serão diplomados.

A comarca de Andaraí, a 119ª Zona Eleitoral, com jurisdição nos municípios de Andaraí, Mucugê, Nova Redenção e Itaetê, dividiu as diplomações. Este ano, recebem os diplomas os eleitos nos municípios de Andaraí e Mucugê, no dia 15, e os eleitos em Nova Redenção e Itaetê no dia 16 de dezembro. Ambas as solenidades estão previstas para as primeiras horas da manhã.

Na oportunidade, serão diplomados João Lúcio Passos Carneiro (PSD), prefeito eleito de Andaraí, o vice-prefeito Venceslau dos Reis Souza Silva (PSB), os 9 vereadores e suplentes; Cláudio Manuel Luz Silva (PSD) prefeito eleito do município de Mucugê, o vice-prefeito Professor Luizinho (PSD), os 9 vereadores e suplentes.

Já na sexta-feira, dia 16, será a vez do prefeito eleito de Itaetê, Valdes Brito (PT), da vice-prefeita Cristiane Matos (PP), dos 9 vereadores e suplentes; Guilma Soares (PT), prefeita eleita do município de Nova Redenção, do vice-prefeito Ademar da Cooteba (PT), dos 9 vereadores e suplentes.

Vale ressaltar, que não serão diplomados os candidatos cujos registros de candidatura tenham sido indeferidos, mesmo que ainda esteja sub judice (sob apreciação judicial), a exemplo da cidade de Lençóis, onde Marcão e Vanessa travam uma batalha judicial daquelas memoráveis. Caso o TSE não se manifeste nos próximos dias o presidente da câmera (que será eleito em sessão na Câmara Municipal de Lençóis no dia 1ª de janeiro 2017), assumirá como prefeito, fato histórico em nossa região. Aguardemos cenas dos próximos capítulos, afinal “a novela” promete.

Da Redação

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Aliados de Rui e ACM Neto tentam garantir palanques em todos os municípios da Bahia

Com dois polos claramente identificados para as eleições de 2018, o governador Rui Costa (PT), …

2 Comentarios

  1. Li esta notícia é gostei muito e compartilhei em meu blog, colocar o endereço deste site…ok
    O prefeito da minha cidade está no meio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *