CN

Pesquisar

Palmeiras: Festival de Jazz do Capão continua com campanha ambiental este ano ; conheça a programação

Em sua 8º edição o Festival de Jazz do Vale do Capão, que acontece no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, nos dias 22 e 23 de novembro, e é gratuito, traz na programação grandes nomes da música local, nacional e internacional. Mas não fica só nisso. O evento faz também uma reflexão sobre o impacto ao meio ambiente. Pensando nisso em todas as edições a campanha ambiental do evento desperta o público para a conscientização de temas como o descarte do lixo, uso da água, o trânsito nas proximidades do vale, contratação de guias certificados para visitação entre outros assuntos.

A programação inclui ações de coleta seletiva e também o incentivo à carona solidária. O objetivo dos organizadores com a ação é reduzir o impacto ambiental do projeto ao menor nível possível. Com relação à importância do festival para os moradores do Vale do Capão e a redução de impactos ambientais, o músico, curador e diretor artístico do Festival, Rowney Scott explica.

“O festival hoje em dia é um dos eventos mais importantes para os moradores no sentido econômico, pois com a realização do evento promove a economia local. No sentido cultural é uma iniciativa que traz ao vale uma música diferenciada que não chegaria normalmente e tem sido ao longo dos anos uma maneira de democratizar o acesso à cultura, por parte da comunidade. Então, sempre tentamos conscientizar o público que vai para o festival sobre a necessidade do cuidado com a natureza, com a comunidade e com os valores culturais locais”, disse.

Shows
Na sexta-feira (22), a Mostra Capão, que existe desde a primeira edição, é um espaço dedicado para a expressão musical do vale, e levará este ano a força do feminino através de três trabalhos bem distintos. O canto afro indígena do TerrAqua, as canções intuitivas de cura de Andréa Cathalá, e a roda de samba do Yayá Massemba. Na mesma noite tem os shows do guitarrista Nelson Veras e do sexteto do pianista e compositor Luã Almeida.

O sábado (23) começa com a Mostra UFBA que traz o Quarteto Alquife. Na sequência se apresentam a banda Kapelle17 (Alemanha) e o Cesar Camargo Mariano Trio, liderado pelo pianista, compositor, arranjador e produtor Cesar Camargo Mariano que tem 50 anos de carreira e mais de 30 discos lançados. Cesar retorna aos palcos com a formação instrumental que iniciou sua carreira, acompanhado de músicos desta nova geração como Sidiel Vieira (baixo) e Thiago Rabello (bateria).

“Há muito tempo tenho a vontade de tocar novamente na formação de Trio, o que me impulsionou a criar um repertório com composições novas e revisitar alguns temas clássicos da Bossa Nova, como também do Jazz e do Pop Americanos. Fiquei muito contente com o convite para tocar no Festival de Jazz do Capão, nesta região da Bahia de cultura e natureza tão ricas.”, destaca Cesar Camargo Mariano. Com informações de assessoria.

 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo