CN

Pesquisar

Chapada: Incêndio florestal ameaça vegetação na região entre Ibicoara e Mucugê

Brigadistas já dão o primeiro combate e mobilizam grupos na região para a atuação neste sábado | FOTO: Ilustração/PrevFogo-Ibama |

Ao menos dois novos focos de incêndio florestal foram identificados por brigadistas voluntários na região entre os municípios de Mucugê e Ibicoara, na Chapada Diamantina. Nesta sexta-feira (10), em contato com o Jornal da Chapada, membros de diferentes brigadas, inclusive do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, confirmaram as informações de focos em locais como ‘Três Morrinhos’ e ‘Gerais do Machombombo’. As chamas já recebem um primeiro combate dos voluntários e equipes são formadas para atuarem durante o sábado (11).

Fogo consome região do município de Lençóis | FOTO: Reprodução/CBMBA |Fogo consome região do município de Lençóis | FOTO: Reprodução/CBMBA |

Já tem um grupo formado da Brigada Carcará, que emitiu um comunicado via rede social alertando sobre o incêndio em Machombombo e convocando voluntários para a ação. “Recebemos agora um chamado para um novo incêndio florestal localizado no Gerais do Machombombo. Precisamos de brigadistas voluntários… Vamos de aeronave e sairemos amanhã [sábado] às 5h da manhã de nossa sede”, aponta a nota.

Lençóis
Brigadistas voluntários da ‘Brigada Anjos da Chapada’ informaram que o fogo na região do Cantinho, reserva legal da propriedade Cacique, em Lençóis, na Chapada Diamantina, não estava controlado na última quinta-feira (9), como afirmou o governo estadual.

O brigadista Cézar Maciel mostrou em vídeo como o fogo ainda estava alto e consumindo a vegetação, na quinta. A informação passada por Maciel é que, nesta sexta-feira (10), o fogo foi controlado, mas continua aceso e a partir de agora eles farão rescaldo e monitoramento da área.

Fogo em Utinga
Notícias dão conta de um incêndio também na região do município de Utinga. De acordo com dados, o fogo atinge área próxima ao Rio Verde. Moradores apontam que as chamas já estão próximas da EBDA de Utinga e são de grandes proporções.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo