CN

Pesquisar

CHAPADA: Oficina de prevenção a incêndios florestais chega a Ibicoara e Mucugê

Imagem de incêndio florestal no município de Ibicoara | FOTO: Ilustração/Arquivo/Cleide Moira |
Imagem de incêndio florestal no município de Ibicoara | FOTO: Ilustração/Arquivo/Cleide Moira |

Ibicoara receberá hoje quinta-feira (27), no seu Centro Cultural, uma oficina com teorias e práticas de prevenção para brigadistas voluntários, agricultores e educadores em continuidade as atividades de prevenção aos incêndios florestais no território da Chapada Diamantina. A ação é promovida pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Aconteceu ontem, quarta (26), na cidade de Mucugê, na Sede Filarmônica, Praça Coronel Douca Medrado, Centro, uma reunião de articulação e planejamento interinstitucional, com entidades parceiras que atuam na região. As ações fazem parte do Programa Bahia sem Fogo que realiza campanhas anuais de prevenção, fiscalização e combate.

O Programa promove, desde setembro, atividades de educação ambiental nos municípios de Andaraí, Barra da Estiva, Ibicoara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Palmeiras, Piatã, Seabra e Rio de Contas. A iniciativa visa aprimorar as medidas preventivas contra incêndios, através de encontros e discussões temáticas, oficinas, roda de conversa, entrega de materiais socioeducativos e intercâmbio de experiências socioambientais.

De acordo com a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade (Dieas) da Sema, Zanna Matos, as ações serão realizadas até o mês de dezembro. “Na primeira etapa atuamos na mobilização de lideranças locais com o intuito de formar multiplicadores, para que realizem atividades de educação ambiental com a temática de prevenção aos incêndios florestais”.

Temas como legislação ambiental, práticas alternativas ao uso do fogo e métodos de manejo e cultivo do solo, dentre outras ações serão trazidas durante esse período. “Neste segundo momento promoveremos oficinas especificas para brigadistas e agricultores de como atuar na prevenção aos incêndios, bem como de novas técnicas e métodos de combate. O conteúdo será ministrado por peritos em incêndios florestais do Corpo de Bombeiros Militar e educadoras ambientais da Sema”, completou. (Informações do Jornal da Chapada)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo