sexta-feira ,17 novembro 2017
Página Inicial / Noticias / CHAPADA: Secretário de Saúde visita as obras do Hospital Regional da Chapada Diamantina.

CHAPADA: Secretário de Saúde visita as obras do Hospital Regional da Chapada Diamantina.

Como quase tudo no Brasil, a saga do Hospital Regional da Chapada Diamantina, em Seabra, tem história bem longa, mas esta, parece estar próxima de chegar ao fim. O edital da obra foi lançado em 2009, ainda no governo Jaques Wagner, com o então secretário de saúde Jorge Solla, (hoje Deputado Federal). Mas, sobre isso falaremos no final.

FOTO: Iago Aquino

Nessa sexta-feira (20), o atual secretário de saúde do Estado da Bahia, Fabio Vilas Boas, visitou a obra acompanhado de vários gestores da região da Chapada Diamantina. Como anfitrião, Fabio Lago Sul (prefeito de Seabra), esteve ao lado do Secretário durante toda a visita e contou com as presenças dos colegas prefeitos Edmário (Iraquara), Flor (Lençóis), Ricardo (Palmeiras), Beto (Ibitiara) e Djalma (Novo Horizonte). Também se fez presente o Deputado Estadual Eduardo Sales. Todos, acompanhados do engenheiro responsável Euler Souza e Nilton Alencar, responsável técnico das Regionais de Saúde de Seabra, caminharam por alguns dos 101 leitos do HRCD (Hospital Regional da Chapada Diamantina) e viram o tamanho da estrutura que a Chapada está prestes a receber.

Vale lembrar que a nova unidade de saúde está construída numa área de cerca de 22 mil metros quadrados, cedida pelo extinto Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DERBA), são mais de 5 mil metros de área construída com 101 leitos e 10 UTIs.

Área interna do HRDC/FOTO: Iago Aquino

Pela ótica, 500 mil pessoas devem ser impactadas com o funcionamento do hospital. ”Mesmo com uma grande demanda, o município de Seabra tem poucas opções de unidades de saúde. Tem uma demanda flutuante, a gente considera que Seabra tenha 50 mil habitantes. Mas é uma cidade que é módulo de assistência e recebe demanda de toda a Chapada Diamantina e das cidades vizinhas, de 180 mil pessoas” comentou um participante que pediu para não divulgar seu nome.

Irregularidades marcaram a licitação

Voltando ao assunto (que falamos lá no primeiro parágrafo), em 2009, o edital de licitação foi lançado e logo depois suspenso pela Procuradoria Geral por irregularidades.  Além da licitação para a construção das unidades de saúde, o edital previa a contratação, pela Sesab, de uma empresa para administrá-las.

Na época, levantou-se a suspeita de irregularidades a partir das exigências do edital, que permitiam o direcionamento na escolha da empresa, como a apresentação de registros nos conselhos regionais de Medicina e de Administração, excluindo-se a exigência de registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, fundamental para a construção.

Tão logo foi resolvida a situação, a empresa foi escolhida, a obra iniciada e até então não teve nenhum tipo de retração. O fluxo das atividades está dentro do que se esperava“, disse o titular, em 2014, da então 27ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Braulino Peixoto.

Entrada do hospital/FOTO: Iago Aquino

Durante todo esse período o Governador Jaques Wagner programou a inauguração do Regional da Chapada Diamantina por várias vezes em seu mandato, não sendo diferente com o atual governador Rui Costa, mas, pelo que vimos, “parece” que dessa vez teremos uma estrutura de saúde pública mais perto de casa. Resta-nos aguardar e torcer para que ninguém adoeça até lá.

Agenda do Secretário em Seabra.

O secretario e sua comitiva chegou no aeroporto de Tanquinho (Lençóis), por volta das 9:30hs e de imediato seguiu para Capital da Chapada (Seabra), chegando no HRCD às 10:40hs. Juntamente com os prefeitos e secretários de Municípios da região permaneceu no local até às 12:20hs, seguindo, então, para conhecer a estrutura do Hospital Frei Justo Venture.

Corredores do Hospital Frei Justo Venture/FOTO: Iago Aquino

Andou por todo o Hospital Frei Justo e, na sequência, foi para o Espaço Aberto (Espaço de Eventos na cidade) onde sentou com a atual diretoria do Hospital Frei Justo e ACISE (Associação Comercial e Industrial de Seabra). Almoçou, concedeu entrevista ao Chapada News e retornou à Capital Baiana.

Diretoria H.Frei Justo e Acise/FOTO: Iago Aquino

Entrevista com o Secretário

O secretário falou sobre as obras do Hospital Regional da Chapada Diamantina, de como vai funcionar toda a mecânica operacional. Falou também da necessidade de união dos prefeitos para a vinda do SAMU para a Chapada e ainda, da possível maternidade que irá transformar o Hospital Frei Justo Venture.

Pedro Carvalho, João Almeida, Jussileno Duarte, Ester Senna, ´Fábio Vilas Boas, Fábio Lago Sul e João Gomes/FOTO: Iago Aquino

A entrevista completa você irá acompanhar em nosso Facebook e no site do Chapada News, nessa segunda-feira (23), a partir das 20:00hs.

Já curtiu a nossa página no Facebook? Então curta e receba as informações da Chapada Diamantina diariamente.

www.facebook.com/ChapadaNews

(Da Redação)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Policlínicas começam a ser entregues na sexta; vídeo explica como será funcionamento

Um vídeo lançado nesta terça-feira (14) pelo governo do Estado mostra como vão funcionar as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *