quinta-feira ,19 julho 2018
Página Inicial / Economia / Cinema na Roça exibirá filmes em 12 povoados da zona rural da Chapada Diamantina

Cinema na Roça exibirá filmes em 12 povoados da zona rural da Chapada Diamantina

FOTO: Divulgação/Secult |

Quatro anos após a sua primeira edição, a caravana de cinema itinerante Cinema na Roça volta a erguer sua tela em 12 povoados situados na zona rural dos municípios de Ibicoara e Iramaia, na região da Chapada Diamantina. Neste fim de semana, o projeto fará sua primeira passagem nos povoados de Mundo Novo (sábado, 7) e Cantagalo (domingo, 8), ambos no município de Ibicoara.

A Mostra de Cinema Na Roça é um projeto contemplado pelo Edital Setorial de Audiovisual do Fundo de Cultura, com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult), que visa difundir as produções cinematográficas não veiculadas em canais convencionais de televisão, e plataformas digitais como o youtube, para o público da zona rural. Serão 96 exibições de cinema, preferencialmente ao ar livre, que trará em sua programação destaques de filmes nacionais e produções baianas, incluindo sessões voltadas para o público infantil.

Além das sessões de cinema, também haverá oficinas de filmagem e edição em aparelhos celulares para a produção de um “Filme da Comunidade”, com imagens que serão coletadas e selecionadas pelos participantes, para exibição ao término da mostra em cada povoado nos locais de execução do projeto.

Quatro anos após a sua primeira edição, a caravana de cinema itinerante Cinema na Roça volta a erguer sua tela | FOTO: Divulgação/Secult |

A mostra teve início em março deste ano, e se estenderá ao longo de seis meses, objetivando proporcionar a experiência do cinema para as pessoas das comunidades e oportunizando o acesso a produções culturais, com intuito de promover a difusão cinematográfica e a interação social nos povoados. “No caso da produção audiovisual nacional, ainda existe uma imensa carência de salas de cinema para exibição nas médias e grandes cidades, e no interior elas são inexistentes”, revelou Andréa Mostaço, proponente do projeto.

“Sem o apoio dos Editais Setoriais, projetos como o nosso, voltados exclusivamente para o público rural e de baixa renda, são praticamente impossíveis de serem realizados. Embora nosso público seja ele mesmo mote para inúmeras produções audiovisuais, é também o que tem menos acesso a elas”, afirma Andréa.

A curadoria do projeto de cinema itinerante busca selecionar cuidadosamente os filmes, de forma que possam produzir reflexões e reconhecimento para o público, contribuindo assim para a valorização da identidade cultural de cada comunidade. “Focada na difusão do audiovisual brasileiro, a Mostra Cinema na Roça 2018 traz uma programação eclética, com produções de vários estados brasileiros, e temáticas capazes de despertar o interesse de diversas faixas etárias,” finalizou a proponente. (As informações são da secult)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Embasa informa interrupção no fornecimento de água devido a pavimentação asfáltica

A EMBASA INFORMA INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ÁGUA DEVIDO A PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA NA: 1ª TV …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *