sexta-feira ,17 novembro 2017
Página Inicial / Política / Com 320 prefeitos confirmados, Eures promete fazer o ‘maior movimento municipalista’ no CAB

Com 320 prefeitos confirmados, Eures promete fazer o ‘maior movimento municipalista’ no CAB

Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

Com 320 prefeitos confirmados na mobilização marcada para esta quinta-feira (26) na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB, Eures Ribeiro, afirmou que está animado. “Esse será o maior movimento municipalista que já existiu nesse estado”, falou. Com início marcado para 8h da manhã, o Movimento Pró-Município é uma ação nacional que busca chamar a atenção para a crise financeira e para as pautas prioritárias dos municípios baianos.

Durante todo o dia, as prefeituras participantes fecharão as portas e manterão apenas os serviços essenciais em prol da ação que mobilizará os gestores. A expectativa de Ribeiro é viabilizar a adoção de medidas como a garantia do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) de R$ 4 bilhões, para possibilitar que as administrações municipais fechem as contas do ano de 2017; e que seja realizado um reajuste nos valores dos repasses dos Programas Federais e Estaduais. “Cerca de 75% dos municípios baianos são pequenos e são os mais afetados pela crise financeira.

Eles dependem do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)”, disse. Segundo Ribeiro, caso as medidas sejam cumpridas as contas das cidades ficarão mais aliviadas, mas, mesmo assim, o problema não acabou. “Apenas um novo Pacto Federativo iria resolver, mas não temos no Brasil momento político para construir isso”, declarou.

Com programação extensa que envolve passeata, entrega de pauta aos senadores e deputados federais e mesas redondas, a última ação do dia ocorre às 16h. O evento contará com a participação de prefeitos, deputados e senadores, do governador Rui Costa ou de um representante. “Vai ser bem democrático. Um prefeito da oposição vai ter a oportunidade de falar, assim como um da base. Eu vou falar e um líder da oposição também, nossa mobilização é apartidária”, apontou o presidente da UPB. Uma segunda fase do Movimento Pró-Município está prevista para acontecer em Brasília, com a presença de gestores de diversas cidades do país.(Bahia Notícias)

 

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Itaberaba: Recebe do governo novas estruturas e viatura para DPT e PM

A população de Itaberaba recebeu, na manhã da última sexta-feira (10), novas estruturas da área …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *