CN

Pesquisar

Com capacidade para 533 presos, Conjunto Penal de Barreiras é inaugurado

Foto: Divulgação/ Seap

O Conjunto Penal de Barreiras, no oeste baiano, foi inaugurado nesta sexta-feira (2). A unidade tem capacidade para 533 presos e será administrada pela empresa Socializa, vencedora da licitação para cogestão. Construído pelo governo estadual, o presídio é equipado com detector de metal nas três modalidades (pórtico, manual e banqueta); mais de 100 câmeras com circuito de CFTV; raio x de esteira; bloqueador de sinal de celular; scanner corporal, salas para vídeo-audiência; salas de aula; salas multiuso; posto de saúde com gabinete médico e dentário; laboratório de informática para internos; e espaços diversos para oficinas de trabalho e educação.

“Hoje, damos função social para mais esse empreendimento, na busca por zerar o déficit penitenciário baiano e promover a ressocialização dos internos. Além disso, o funcionamento dessa unidade trará muitos benefícios para o município como a geração de emprego”, destacou o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, durante a inauguração. O contrato de cogestão prevê que a empresa deve contratar 25 internos para trabalhar em atividades diversas na unidade.

Além disso, deve firmar parceria com empresas privadas para que elas absorvam a mão de obra carcerária. Segundo a Seap, ainda no primeiro semestre deste ano, serão inaugurados os conjuntos penais de Irecê, Brumado e Salvador. Juntos, eles trarão mais 1,7 mil vagas para o sistema prisional baiano.

Ainda de acordo com a pasta, com a inauguração destas unidades, a Bahia será o primeiro estado brasileiro a zerar o déficit penitenciário. Na gestão de Rui Costa, 2.190 novas vagas foram criadas, com construção e ampliação de unidades prisionais.(Bahia Notícias)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo