CN

Pesquisar

Com Otto e Kassab, programa Internet para Todos é apresentado a prefeitos da Bahia

Foto: Divulgação / UPB

O programa Internet para todos do Governo Federal foi apresentado aos prefeitos da Bahia na tarde desta segunda-feira (29) na sede da União dos Municípios Baianos (UPB). A iniciativa pretende garantir conectividade a mais de 40 mil localidades municipais que não contam com acesso à internet de banda larga. A apresentação foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades políticas como o presidente da Assembleia Legislativa,  Angelo Coronel (PSD) e o senador Otto Alencar (PSD).

Na ocasião, os gestores puderam entender como habilitar o município para receber a antena de transmissão da internet. O vice-governador João Leão (PP) prometeu que o governo da Bahia vai criar um grupo para ajudar os gestores municipais a pedir os auxílios do Internet para Todos. “Sejam do partido que for e de que posição política tenham, os prefeitos que quiserem, podem procurar a ajuda da Secretaria de Ciência e Tecnologia”, destacou Leão. Para se habilitar os municípios deverão oferecer um local para instalação da antena, cuidar da segurança do equipamento, fornecer energia elétrica e aprovar no legislativo municipal um projeto de lei de isenção do ISS para empresa de telecomunicação que prestará o serviço. Após estar habilitada, a prefeitura assinará convênio com o Governo Federal. A medida, de acordo com o ministro, pretende tirar o Brasil da dependência tecnológica de outros países e corrigir “distorções sociais” no acesso à internet. O presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, saudou a iniciativa lembrando que as prefeituras têm um custo alto para manter o serviço.

“Além de atender a população, vai tirar um custo dos municípios”, destacou. Ele ressaltou ainda que a UPB, como “Casa dos Prefeitos”, era portanto o local mais indicado para receber esse evento. Para o ministro Kassab, o programa é “um dos mais importantes programas de inclusão social que o Brasil tem hoje”. Segundo Kassab será possível levar conectividade a “qualquer canto do Brasil”, graças a recente aquisição pelo governo brasileiro do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), o primeiro artefato do tipo no Brasil de uso civil e militar, que contou com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões e tem previsão de operar por 18 anos.(Bahia Notícias)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo