Página Inicial / Educação / Detran-BA inicia emissão de CNH com QR Code para evitar fraudes

Detran-BA inicia emissão de CNH com QR Code para evitar fraudes

Foto: Reprodução/Detran

A Carteira Nacional de Habilitação ( CNH) emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia ( Detran-BA) passou a ser monitorada pelo sistema QR Code, nesta semana, com o objetivo de evitar a falsificação do documento. A CNH ganhou no verso um código de barras bidimensional, onde ficam armazenados todos os dados do condutor, inclusive a foto, sem custo adicional. As informações podem ser lidas pela câmera da maioria dos celulares e também por dispositivos com o software apropriado. As carteiras antigas, dentro do prazo de validade, não precisam ser trocadas.

A medida cumpre a determinação da resolução 650 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e é obrigatória em todo o país, a partir deste mês. A tecnologia aumenta o grau de segurança na fiscalização do Detran, que poderá identificar mais facilmente a autenticidade das habilitações durante as blitzes.

“Hoje, enfrentamos casos de clonagem da CNH, alteração de dados em carteiras furtadas ou perdidas e acréscimo irregular de categorias. Com o QR Code, o documento estará conectado ao Registro Nacional dos Condutores Habilitados, o Renach, sem a necessidade de digitar informações, o que vai dificultar as fraudes e garantir mais rigor na fiscalização de condutores infratores”, explicou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.(Com Informações do Detran)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Governador anuncia lançamento de concurso para professor até o final do mês

A Rede Estadual de Ensino deverá ser reforçada com novos professores em breve. O governador …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *