sábado ,22 setembro 2018
Página Inicial / Política / Eleições: voto em trânsito pode ser pedido até dia 23

Eleições: voto em trânsito pode ser pedido até dia 23

Eleitores que estarão fora do seu domicílio eleitoral nas eleições, têm mais três dias para pedir a autorização à Justiça para votar em outras cidades

Os eleitores que estarão fora do seu domicílio eleitoral no período das eleições deste ano, marcadas para outubro, têm mais três dias para pedir a autorização à Justiça Eleitoral se pretendem votar em outras cidades.

O prazo para o requerimento começou em 17 de julho e termina na próxima quinta-feira (23), podendo ter validade tanto para o primeiro quanto para o segundo turno, ou ambos.

O voto em trânsito está previsto em leis, como o Código Eleitoral, mas segue algumas restrições. Essa habilitação apenas pode ser usada em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. Outro limite tem relação com o alcance territorial.

Urna eletrônica

Se a pessoa estiver fora do estado onde tem domicílio eleitoral, o voto em trânsito vale apenas para a escolha do candidato a presidente da República. No caso do deslocamento ser dentro da unidade da Federação em que vota, ele poderá usar a autorização para escolher também governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Para conseguir votar nestas condições, os eleitores precisam apenas apresentar um documento oficial com foto em qualquer cartório eleitoral e solicitar sua habilitação, indicando onde estará durante o pleito.

Essa modalidade só pode ser requerida pelas pessoas que estão com situação regular no Cadastro Eleitoral.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Ibotirama: Homem desparecido por ter pulado da ponte sobre o Rio São Francisco

Populares informaram à Polícia Militar de Ibotirama que um homem identificado como Ricardo Ramon, com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *