domingo ,19 novembro 2017
Página Inicial / Sem categoria / Em encontro, Detran-BA defende o fim da autorização para conduzir ciclomotores

Em encontro, Detran-BA defende o fim da autorização para conduzir ciclomotores

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) participa em Brasília do 55° Encontro da Associação Nacional dos Detrans (AND). O evento foi aberto nesta quarta (23), no Centro de Convenções do Hotel Meliá Brasil 21, e segue até a quinta-feira (24), com a presença de dirigentes dos órgãos e representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

 O Detran-BA defendeu o fim da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), exigida para ‘cinquentinhas’. O departamento chamou a atenção para a revisão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tramita na Câmara dos Deputados. O texto prevê aumento na carga horária para o curso de ACC, nas aulas teóricas e práticas, o que elevaria o custo da autorização.

“Vai ficar praticamente o mesmo valor tirar ACC ou habilitação categoria A, exigida para motocicletas. Com o fim da vantagem econômica, não faz sentido manter a ACC, um documento que não permite que o condutor dirija outros veículos, inclusive motos”, disse o diretor de Habilitação do Detran-BA, Mário Galrão.

detranand

O departamento baiano é contrário também à liberação da circulação de quadriciclos nas praias sem o uso de capacete, prevista no novo código. “Essa liberação seria um retrocesso. Tira a segurança do condutor, além de causar riscos para os banhistas e danos ao meio ambiente”, ressaltou o diretor de Educação para o Trânsito do Detran-BA, Eliezer Cruz.

Durante os debates foi proposta a obrigatoriedade da criação de um núcleo de atendimento a vítimas de acidentes em todos os Detrans do país, como já acontece na Bahia, que implantou este ano o Pró-Vítimas, programa que garante orientação psicossocial e jurídica a pessoas que sofreram acidentes e familiares.

Fonte: Ascom/Detran-BA

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Ibotirama-Ba: Prefeito Terence Lessa sofre paralisia facial e está passando por exames

O prefeito de Ibotirama, Terence Lessa (PT – foto), precisou de atendimento médico nesta terça-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *