CN

Pesquisar

Governador Rui entrega 1.300 cadastros ambientais no município de Sítio do Quinto(Ba)

Foto: Reprodução/Sema

O governador Rui Costa e os secretários do Meio Ambiente (Sema), Geraldo Reis, e de Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti, visitaram o município de Sítio do Quinto, no último sábado (7), para realizar entregas à população da localidade. A Sema realizou a entrega de 1.300 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para proprietários de terras de até quatro módulos fiscais, atingindo a marca de 165 mil cadastros realizados pelo órgão ambiental, em parceria com o BNDES, para atender à agricultura familiar. Os documentos foram distribuídos durante o evento em posto montado com o apoio da prefeitura municipal.

“São 1.300 pequenos proprietários rurais desse município que estão aptos a exercer os seus direitos em função da regularização ambiental. De acordo com a legislação, o proprietário rural que não tiver o Cadastro Ambiental Rural até dezembro ficará impedido de acessar crédito agropecuário e incentivos sociais do setor. Portanto, as propriedades certificadas passam a ser mais valorizadas”, explicou o secretário Geraldo Reis.

O gestor ressaltou ainda que “o cadastro é uma fotografia da propriedade que o Governo do Estado passa a ter. Com esse trabalho, estamos construindo um mosaico de informações das propriedades rurais da Bahia, o que vai facilitar a gestão e o planejamento de todos os aspectos ambientais, a exemplo de flora, fauna e recursos hídricos”.

“A Bahia tem o maior numero de agricultores familiares no país, são mais de 700 mil famílias, cerca de três milhões de pessoas que sobrevivem da agricultura familiar. Se os pequenos não têm condições de pagar para fazer o cadastro, o Estado, nesta parceria, está cumprindo a tarefa de emitir o título. Já entregamos 165 mil, e até dezembro chegaremos a 200 mil certificados concluídos. Ao final de 2018, serão cerca de 400 mil pequenas propriedades regularizadas”, afirmou o governador Rui Costa.

O agricultor José Mário de Carvalho recebeu das mãos do governador Rui Costa seu certificado de regularização ambiental, garantindo a possibilidade de financiar a compra de um trator e os insumos para o plantio no próximo ano. “Essa era a única documentação que faltava. Agora estou feliz, muito satisfeito de ter minha terra com todos os documentos dentro da lei”, comemorou. “Espero que esse cadastro ajude a preservar. O pessoal tem desmatado muito. Se preservasse, até a chuva voltaria mais”, comentou.

Durante o evento, também foi assinada ordem de serviço para recuperar 20 quilômetros da BA-390, no trecho entre os municípios de Sítio do Quinto, Antas e nos entroncamentos com a BA-392 e a BR-110. Rui Costa autorizou ainda a implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SIAA) no povoado de Rasinho, e entregou uma ambulância ao município de Sítio do Quinto. (Sema)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo