CN

Pesquisar

Horário de Verão termina daqui a uma semana

O horário de verão acaba no próximo domingo (19), a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A Bahia, que não aderiu à mudança, não precisa alterar o horário.

A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica. A mudança no horário acontece sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando coincide com o feriado de carnaval.

No Brasil, o Horário de Verão tem sido aplicado desde 1931, com alguns intervalos. A mudança visa proporcionar uma economia de energia para o país, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

A previsão do governo é que o Horário de Verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.

Bahia não muda
Pelo 5º ano seguido, a Bahia não participou do Horário de Verão, mas alguns serviços foram alterados. É o caso das agências bancárias, que tiveram os horários de abertura e fechamento antecipados em uma hora no interior. Já em Salvador e cidades da Região Metropolitana, os horários de atendimento seguem normais.

Nas casas lotéricas, as apostas obedecem ao horário de Brasília e são encerradas uma hora antes do normal. Os Correios funcionam normalmente, entre as 9h e as 17h, de segunda a sexta-feira.

Na Globo/TV Bahia, a programação é adiantada em uma hora e, assim, o Fantástico é exibido até fevereiro às 19h30.

Os horários dos bilhetes de passagem são impressos em hora local, e, para evitar transtornos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta aos passageiros que entrem em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas.(Jornal Correio 24 Horas)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo