Página Inicial / Áudio / Hospital Regional da Chapada Diamantina deverá ser inaugurado em Agosto, diz Secretário de Saúde do Estado. Entenda o porquê

Hospital Regional da Chapada Diamantina deverá ser inaugurado em Agosto, diz Secretário de Saúde do Estado. Entenda o porquê

Secretário de Saúde do estado diz que HRCD abrirá em Agosto/Foto: Chapada News

” Seabra vai ter muito orgulho deste grande equipamento que iremos entregar em breve”.

O programa Resumo da Manhã da Rádio Nova FM (99,7), entrevistou  hoje (23), via telefone o Secretário de Saúde do Estado Bahia Fabio Vilas Boas. O apresentador Nerisvaldo Sobrinho após saber da modificação da data de inauguração do Hospital Regional da Chapada Diamantina, que anteriormente, estava previsto para esse primeiro semestre, fez um comentário no seu programa de ontem (22), demonstrando surpresa com essa alteração, então convidou o Secretário para explicar sobre questão. Confira a entrevista
NERISVALDO:  Secretário boa tarde. Ouvi alguns comentários que vêm preocupando os moradores não só de Seabra mas sim, de toda Chapada. A questão da inauguração do Hospital Regional da Chapada Diamantina, não será agora, como foi prometido pelo governador, no primeiro semestre?

SECRETÁRIO VILAS BOAS – Boa tarde Nerisvaldo. Estamos com grande parte da obra concluída, estamos numa fase de acertar alguns detalhes de acabamento e de algumas outras iniciativas que nos tomamos da outra vez que nós fomos [ao Hospital]: climatização de algumas áreas, parte de lógica. Contratamos também um grande projeto paisagístico e urbanização pra o jardins do Hospital, a fachada de emergência. Essas obras deverão ser concluídas no mês de julho e a nossa previsão é que junto com o processo de seleção da Organização Social que irá gerir o Hospital da Chapada, por volta de agosto nós devemos inaugurar esse equipamento.

NERISVALDO: Isso foi um acréscimo? Isso já não estava no projeto, quando foi feito o anúncio da inauguração para o final deste semestre?

SECRETÁRIO FABIO VILAS BOAS: Não. Você se recorda que estive em Seabra por duas vezes. A primeira vez, sozinho e a segunda com o governador. E na última visita uma série de intervenções de melhorias foram solicitadas pelo governador. Nós estamos fazendo estes ajustes para que a gente entregue um Hospital de alto padrão, não só um hospital funcional, mas, também um hospital esteticamente bonito e que dê orgulho a toda população da Chapada.   Nós estamos construindo uma área para um aparelho de raio-X,  que não estava previsto no contrato inicial, e eu considerei que era fundamental ter um segundo aparelho de raio-X no Hospital. Estamos transformando o antigo centro obstétrico em duas salas cirúrgicas, porque recorde-se também que nós tiramos a obstetrícia do hospital e vamos reativar o Frei Justo para que ele seja maternidade regional de média complexidade. Tudo isso são obras. E obras demandam licitação, demandam aditivos e demandam prazos para serem executados. Em função disso a gente não consegue entregar agora no mês de junho, mas quem esperou aí, uns cem anos o hospital, dois meses a mais não irão fazer tanta diferença.

NERISVALDO: Qual a garantia que nós, como sociedade, podemos ter de que teremos a inauguração do hospital agora para o mês de agosto e que não teremos mais aditivos como aconteceu?

SECRETÁRIO VILAS BOAS: Os aditivos são pra melhorar. Se tiver que fazer mais aditivos pode ser que atrase. Mas, entenda… Ninguém está atrasando por que está sendo irresponsáveis ou negligentes. Nós atrasamos porque estamos trazendo e incorporado mais benefícios para esse equipamento. Para que ele seja um equipamento 100% funcional a partir do dia seguinte a sua inauguração. Outros governos inauguraram  hospitais sem ter o cuidado de estar 100 % perfeitos e depois continuam com obras durante a inauguração. Essa não é a política do governador Rui Costa. O governador gosta de inaugurar e no outro dia não ter mais nada para ser feito. Assim foi feito com o HGE2, assim foi feito com Hospital da Mulher assim está  sendo feito com o Hospital do Cacau e com o Hospital de Seabra, No dia seguinte não vai encontrar nenhum operário dentro do Hospital,  ele vai estar plenamente operacional para a população.

NERISVALDO: O senhor tem conhecimento da situação que estamos vivenciando hoje? Com todas as questões e todos os problemas administrativos que o Frei Justo tinha, ele desafogava os atendimentos da nossa cidade. O senhor tem o conhecimento que a nossa UPA está superlotada? Tenho recebido muitas reclamações de vários moradores.

SECRETÁRIO FABIO VILAS BOAS: Eu tenho conhecimento total da situação não só de Seabra mas de toda a Chapada Diamantina, e sei o quão importante é esse Hospital que nós iremos inaugurar. Será para desafogar toda região. Não estamos trabalhando apenas para Seabra,  estamos trabalhando  com Rui Barbosa, o governador deverá agendar nas próximas semanas o contrato para ampliar o serviço do Hospital Filantrópico lá de Rui Barbosa. Estamos trabalhando com Itaberaba, Ibotirama, todos no sentido de fortalecer a Região. Entretanto, o Hospital Frei Justo Venture era uma ameaça à saúde publica da população. Ele foi fechado pela vigilância sanitária por problemas graves. Além do que não vinha funcionando de forma regular, ele funcionava até quinta feira e final de semana não funcionava, uma série de problemas enquanto instituição hospitalar. Há um compromisso do prefeito junto com a comunidade de desapropriar o Hospital e aí nós, Estado, passaremos a poder fazer investimentos para transformá-lo em uma maternidade regional de médio porte. Mas é preciso que o prefeito avance neste processo de incorporação do Hospital Frei Justo para o município, para que a gente possa seguir adiante.

NERISVALDO: Só pra pontuar, se o senhor quiser comentar na sequência pode ficar a vontade, mas o diferencial de Seabra para Rui Barbosa e Itaberaba é que a gente não tem um Hospital, a gente está com uma Unidade de Pronto Atendimento.

SECRETÁRIO FABIO VILAS BOAS: Exatamente. Como acabei de mencionar Nerisvaldo, eu sei qual é problema de Seabra, só que eu não posso permitir que, por essa razão, a população seja exposta a riscos de serem operadas em salas cirúrgicas inadequadas com a conivência do Estado. A bem da saúde publica o Hospital foi interditado e ele só será reaberto quando todas as reparações que foram determinadas estiverem sido atendidas.

Nerisvaldo agradeceu a participação do Secretario no programa Resumo da Manhã.  Fabio Vilas Boas devolveu os agradecimentos e encerrou dizendo que “tenha certeza que a população de Seabra vai ter muito orgulho deste grande equipamento que iremos entregar em breve”.

Nessa mesma data, a Secretaria de Saúde de Seabra, informou ao Chapada News que uma reunião está agendada entre o Secretário de Saúde de Seabra, Leandro Athayde e o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas,  para essa próxima quinta-feira (25), em Salvador,  justamente para tratar sobre essas questões referentes ao Hospital Regional da Chapada Diamantina.

Leia também: CHAPADA: Secretário de Saúde visita as obras do Hospital Regional da Chapada Diamantina.
Secretário fala que a não presença do SAMU na Chapada Diamantina, foi falta de união dos Prefeitos.

Ouça áudio na íntegra:

Da redação – Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Palmeiras: Policiais civis prendem homem que vendia maconha dentro de peixe no Vale do Capão

Um homem de 52 anos foi preso por policiais civis da 13ª Coordenadoria Regional de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *