CN

Pesquisar

I FEIRA LITERÁRIA DE PALMEIRAS de 05 A 07 DE DEZEMBRO

A antiga Villa Bella das Palmeiras sediará de 05 a 07 de dezembro a I FLIPA (Feira Literária de Palmeiras). Palmeiras é uma das mais agradáveis cidades da Chapada Diamantina, conhecida, internacionalmente, por abrigar o Morro de Pai Inácio e o Vale do Capão, atrações que compõem as principais listas de turismo ecológico e de aventuras do Brasil. Empenhadas em melhorar os hábitos de leitura dos alunos do município, as professoras Joelma Nascimento Queiroz, Pollianna Santos Castro (Secretária Municipal da Educação e Cultura), Adriana Teixeira Brandão, Isla Morgane Meira e a secretária escolar Lizandra Sousa Nepomuceno construíram e coordenam o projeto da FLIPA.
Incialmente proposto pela professora Joelma Nascimento Queiroz para ser aplicado na Escola Municipal Souto Soares, pensado no citado grupo, o projeto fora ampliado para ser, além da culminância de atividades de formação de leitores, componente, também, da agenda do turismo cultural e acadêmico do Estado da Bahia. Com a curadoria da professora Cibele Amado e consultoria do professor Gildeci de Oliveira Leite (UNEB) a comissão organizadora da I FLIPA construiu uma programação com escritoras e escritores das mais variadas matizes e pertencimentos identitários, além de artistas de diversas outras linguagens.
Na I FLIPA, o público terá contato com autoras e autores como Jorge Portugal, Aleiton Fonseca (Academia de Letras da Bahia -ALB), Carlos Ribeiro (ALB), Marcus Vinícius (ALB), Rosana Patrício, Cássia Valle (atriz que interpretou Mãe Raimunda de Ó paí Ó), Rita Santana, Jovina Souza, Zezé Negrão, Renato Bandeira, Márcia Mendes, Edgard Abbhusen, Jair Cardoso, Gesia Cássia Lima, Ricardo Tupiniquim, Everaldo Augusto, Joabson Figueiredo, Marcos Cajé, Cléo Xavier, Zenilda Pina, Stênio Herson, Ioia Brandão, além de atrações musicais, oficinas e audiovisual. Vários autores iniciantes terão a oportunidade de mostrar-se. Entre os audiovisuais, o documentário “Pai Inácio, o Rei da Chapa Diamantina” de Edilson Félix e Najara Alves Pereira contará a história de um dos dons da casa.
Para criançada terá a FLIPAZINHA com bate-papo com os autores, contação de histórias, atividades lúdicas. O homenageado da I FLIPA será o escritor brasileiro mais lido e traduzido no mundo, o baiano Jorge Amado, que contará com uma palestra do autor deste texto! O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da UNEB, através da coordenação da professora Filismina Saraiva, contribuirá com oficinas dos bolsistas de iniciação à docência, do projeto literatura afro-brasileira e baiana. A cidade já se prepara para recepcionar a comunidade FLIPA, que transformará Palmeiras no território mais literário da Chapada Diamantina.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo