segunda-feira ,16 setembro 2019
Página Inicial / Noticias / Ibicoara: Cafeicultor vence concurso nacional; práticas sustentáveis são avaliadas

Ibicoara: Cafeicultor vence concurso nacional; práticas sustentáveis são avaliadas

O cafeicultor baiano Joel Marques de Oliveira teve o seu microlote de café (até duas sacas), produzido na Fazenda Brejos dos Aguiar, em Ibicoara, como campeão do 15° Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, com nota final de 8,63 pontos (em uma escala de 0 a 10). O segundo colocado foi o produtor Josias Gomes, do município de Espera Feliz (MG), com a nota final de 8,62 pontos na categoria natural. Em terceiro lugar, com nota final de 8,55 pontos na categoria cereja descascada, ficou a produtora Lúcia Maria da Silva Dias, de São Sebastião da Grama (SP).

A etapa do júri técnico do concurso foi realizada na última terça-feira (12), no laboratório do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP). Os lotes finalistas foram avaliados quanto à qualidade global conforme metodologia do Programa de Qualidade do Café (PQC). A pontuação do júri técnico, que vai de zero a dez para cada aspecto, corresponde a 90% da nota, que é complementada por uma avaliação das práticas sustentáveis na fazenda (equivalente a 10% da nota).

De 15 a 25 de fevereiro, acontece o leilão de todos os lotes deste concurso. O pregão terá lance mínimo equivalente a 70% acima da cotação BMF/Bovespa da última quinta-feira (14). Podem participar torrefadoras, cafeterias e demais pessoas jurídicas interessadas. Para participar, a empresa deve preencher a Ficha de Lance Comprador que estará disponível no site. Os lances poderão ser dados pela ficha ou por e-mail, para cristiane@abic.com.br. No dia 27 de fevereiro serão divulgadas as empresas campeãs do leilão, que são aquelas que deram os maiores lances. Da Revista Globo Rural.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Irecê: Após briga, homens chegam atirando em restaurante e deixam cinco feridos

Uma verdadeira cena de filme de terror foi registrada na noite dessa quarta-feira (11), num …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *