quinta-feira ,23 novembro 2017
Página Inicial / Meio Ambiente / Ibicoara: Fogo na serra da Chapadinha chega ao oitavo dia de combate com 80 brigadistas

Ibicoara: Fogo na serra da Chapadinha chega ao oitavo dia de combate com 80 brigadistas

O fogo é combatido agora por 80 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Foto: Divulgação

O combate ao incêndio que atinge a serra da Chapadinha, entre os municípios de Ibicoara e Itaetê, na Chapada Diamantina, chega ao seu oitavo dia. O fogo é combatido agora por 80 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do PrevFogo/Ibama e voluntários de diferentes cidades do entorno do Parque Nacional (PNCD). De acordo com informações do ICMBio, divulgadas nesta sexta-feira (27), por meio de nota, desde o dia 19 de outubro (quinta da semana passada) que o incêndio atinge a região da Chapadinha.

Conforme os dados, cerca de 900 hectares já foram atingidos e os esforços dos combatentes são para que o fogo não entre no Parque Nacional, já que a maior parte do incêndio está dentro do assentamento Boa Sorte Una. O ICMBio informa que desde quando o incêndio foi detectado, que o órgão está “diariamente, em combate com todo o seu efetivo, além de contar com o apoio de brigadas voluntárias, do Ibama, do Inema e das prefeituras de Ibicoara e Andaraí”. Entretanto, devido às particularidades geográficas, aconteceu a reignição do fogo, retornando o incêndio. Essa região é de Mata Atlântica e, além de grande importância biológica, requer técnicas especificas de combate.

“A ocorrência do incêndio é em área de floresta e estamos com fogo de copa e fogo de turfa [fogo subterrâneo que queima a matéria orgânica acumulada no solo], o que torna o combate bem complexo. Diversas técnicas vêm sendo empregadas, como a escavação de trincheiras e contra-fogo”, explica Marcela Marins, analista ambiental do ICMBio. Ainda segundo as informações. a região também é de difícil acesso, o que dificulta ainda mais a logística da ação. Mesmo com o incêndio, a visitação aos pontos turísticos do Parque Nacional continua sem sofrer alteração, já que nenhum deles foi atingido ou ameaçado pelas chamas. Jornal da Chapada com informações do ICMBio.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Ibotirama-BA: Prefeitura decreta situação de emergência por conta da seca

A prefeitura de Ibotirama, no Oeste da Bahia, declarou estado de emergência devido à seca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *