Página Inicial / Economia / Ibicoara: Vídeo denuncia extração ilegal de madeira da Mata Atlântica em Ibicoara. Veja vídeo

Ibicoara: Vídeo denuncia extração ilegal de madeira da Mata Atlântica em Ibicoara. Veja vídeo

Extração ilegal de madeira/Foto: Montagem JC / Acervo Pessoal

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o ex-fiscal ambiental, e presidente do Assentamento São Roque, em Ibicoara, na Chapada Diamantina, Otaciano Santos, mostra um caminhão utilizado pela prefeitura de Ibicoara, levando toras de madeiras de um imóvel rural onde o proprietário foi impedido de continuar realizar a extração de madeiras da Mata Atlântica, pela prefeitura municipal, no início deste ano. De acordo com o Jornal da Chapada, o suposto crime teria acontecido no dias 06 de abril de 2017 e parte da madeira foi utilizada em uma ponte pela atual administração.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara, Luiz Pimenta, tanto a gestão municipal, quanto o proprietário do terreno serão multados pelo ato. Disse também, que está juntando provas contra pessoas que compraram madeiras clandestinas no município para notificá-las. “A Cipa [Companhia Independente de Polícia Ambiental] está atuando periodicamente na área e já notificamos outros proprietários que também estavam extraindo madeira”, afirmou Pimenta ao Jornal da Chapada.

Otaciano Santos, ex-fiscal e presidente do Assentamento São Roque, mostra no vídeo gravado, imagens de máquinas atuando na extração de madeira na localidade. “É um crime para ser denunciado, porque muitas vezes a prefeitura reprime os pequenos [produtores], com os grandes eles [da prefeitura] não fazem esse mesmo trabalho de repressão”, completa Santos.

Ainda, segundo o site de notícias, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidades (ICMBio), órgão gestor do Parque da Chapada Diamantina, e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foram acionados para acompanhar o caso e uma investigação estaria em andamento.

Confira o vídeo

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Encontro atualiza mapa turístico na Chapada Diamantina

Gestores municipais da Chapada Diamantina participam, nesta quarta-feira (24), em Andaraí, de oficina promovida pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *