CN

Pesquisar

Incêndio em reserva natural em Rio de Contas permanece fora de controle

Para reforçar a operação contra o fogo, mais uma aeronave será contratada. Chamas começaram na sexta-feira.

Ainda permanece sem controle o incêndio que atinge a Reserva Natural Serra das Almas, localizada no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O fogo começou na manhã da última sexta-feira (3). Para reforçar a operação de combate às chamas, o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, autorizou hoje a contratação de mais uma aeronave e deslocamento de mais três viaturas com tração 4×4 para viabilizar o acesso terrestre dos bombeiros e brigadistas aos pontos de incêndio.

Incêndio na reserva natural em Rio de Contas ainda não foi controlado (Foto: Divulgação)

Até o momento, cerca de 20 homens, entre bombeiros militares e brigadistas, foram enviados aos pontos de maior relevância operacional. Na manhã deste domingo (05), onze bombeiros do município de Jequié foram integrados à equipe em Rio de Contas para auxiliar a ação de combate no local.

Desde quando o incêndio começou, uma aeronave do Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), atua em apoio utilizando o equipamento aéreo com Bambi Bucket, espécie de bolsa que transporta água para auxiliar no combate.

Bombeiros e brigadistas trabalham para conter as chamas. Equipe foi reforçada neste domingo (Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros e a Brigada Gaviões da Chapada, que atuam no combate ao incêndio em Rio de Contas, permanecem em trabalho constante no local, assim como a aeronave com Bambi Bucket. A prefeitura do município de Rio de Contas também atua em parceria, com suporte logístico aos combatentes e mobilização de efetivo de brigadas próximas. No momento, a equipe do Bahia Sem Fogo está deslocando equipamentos para o helicóptero e material de combate da unidade de Lençóis para reforço na atuação em Rio de Contas.

Ainda não há informações da área afetada pelo incêndio. A Reserva Natural Serra das Almas é uma reserva particular do patrimônio natural, localizada no município de Rio de Contas, com extensão de 263 hectares.(Correio24Horas)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo