CN

Pesquisar

Institucional: Piatã enfrenta a crise com muito trabalho

É do conhecimento de todos que o Brasil atravessa uma severa crise econômica e, por conta disso, os prefeitos dos pequenos e médios municípios estão remando contra a maré. Entretanto, a forma que cada município tem encontrado pra driblar esse momento faz a diferença.

O município de Piatã, com pouco mais de vinte mil habitantes, como todos os outros municípios pequenos do interior baiano, mais de 90% de suas receitas dependem dos governos Federal e Estadual. E com o atual cenário econômico, esses recursos vêm diminuindo a cada dia, e piorou significativamente nos últimos dois meses.

Segundo o Secretário de Administração e Finanças do município, o economista Marcos Paulo, o momento é crítico: “estamos enfrentando muitas dificuldades com os repasses dos governos; para que se tenha uma idéia, até o momento, ainda não recebemos os valores de Agosto e Setembro das AIH do Governo do Estado, referente às internações do hospital Municipal; tivemos também uma grande redução nos valores repassados pelo Governo Federal com referência ao SUS e os programas de Assistência Social.”

Marcos Paulo afirma ainda que na educação também não é diferente: “se compararmos os repasses do FUNDEB, a situação é ainda mais crítica, pois de Janeiro a Agosto de 2017, recebemos o valor de R$111.760,56, menor que no mesmo período do ano passado; entretanto, é preciso destacar que nesse período houve aumento do piso salarial dos professores dado pelo governo, a inflação acumulada cresceu e o salário mínimo aumentou; portanto, a redução do repasse é muito prejudicial, pois a receita diminuiu, e a despesa aumentou”.

Mesmo diante de todas as dificuldades, o prefeito Edwilson Oliveira Marques e sua equipe não desanimaram e continuaram a batalha diária pra entregar os serviços essenciais ao povo piataense. “Sabemos das dificuldades, mas é nesse momento que aparecem os verdadeiros gestores, os que sabem fazer mais com menos, porque fazer muito quando se tem muito recursos, é fácil”, palavra do Prefeito Ed, como é conhecido pela população.

“Foram mantidos todos os serviços de saúde e de transporte na zona rural, uma das marcas da minha gestão no meu primeiro mandato, bem como uma educação de qualidade. Eu e minha equipe estamos indo mensalmente a Salvador atrás dos poucos recursos e projetos que ainda existem. Diminuímos os gastos com festas, diárias, gratificações, reuniões e, com a economia desses recursos, estamos fazendo pequenas obras de melhoria no município”, continuou o prefeito Ed.

Se a crise fosse um vulcão, poderíamos dizer que os meses de Agosto e Setembro é o momento que ele entra em total erupção, mas, mesmo assim, o município de Piatã não parou.

Em Parceria com o Deputado Federal Félix Júnior ( PDT) foram entregues mais de 6.000,00 metros de canos a diversas comunidades e começou a segunda etapa de pavimentação do Bairro Tangará.

E, com os recursos próprios do município, a administração também realiza uma série de obras, a exemplo da instalação de poços artesianos nos povoados de Passagem/Bela Sombra e Salitre; recuperação da área do Galpão da Prefeitura no Bairro do Tangará; construção do pátio para estacionamento dos ônibus escolares; começou a construção da estrada que liga o povoado de Vereda Velha aos picos no município de Boninal; manutenção dos prédios do PSF Adercio Novais e Secretaria de Agricultura; início da revitalização da Praça Vigário Souza na sede do município; aquisição de 100 túneis para coleta de lixo; construção da creche no Distrito Sede; concluiu a pavimentação que liga a rua Antônio José de Brito com a BA 242; está em andamento a revitalização do acostamento da BA 242, que dará mais segurança aos pedestres; revitalização da entrada principal da sede do município e a manutenção da iluminação pública em todo o município.

Além dessas obras, neses dois últimos meses, o Prefeito Ed com sua equipe buscou viabilizar, junto aos governos federal e estadual, vários projetos para o município: a construção de um novo Hospital Municipal; ampliação da UBS do
Distrito de Cabrália; recuperação total da BA 560 que liga a Sede ao Distrito de Inubia; duas novas creches, para os Distritos de Inubia e Cabrália. Em parceria com o SEBRAE, assinou um contrato para implantação do REDESIM, que vai agilizar a abertura de novas empresas no município e o projeto Morangos da chapada. Através da Secretária de Meio Ambiente, fez a distribuição de várias mudas ornamentais para as escolas.

Como incentivo ao esporte e a Cultura, começou no mês de Setembro o campeonato municipal, com times da sede, distritos e zona rural; realizou um torneio de futebol com times infantis do município de Piatã, Boninal e Palmeiras; construiu um novo campo de futebol no povoado do Piauí; manteve a tradição dos desfiles cívico de 7 de Setembro.
Ainda que o cenário econômico não favoreça, o secretário Marcos Paulo mostra-se otimista: “essas ações que conseguimos realizar nos últimos dois meses, mesmo com as limitações financeiras, evidenciam que não podemos parar; temos que enfrentar a crise com muito trabalho, priorizando as obras mais essenciais e direcionando as despesas para o que for mais necessário à população”.

Construção do campo do Povoado do Piauí

 

Instalação do Poço Artesiano Passagem/Bela Sombra

 

Distribuição de canos na Zona Rural

 

Secretario e Vereadores em Salvador buscando projetos para o município junto ao Deputado Federal Felix Junior

 

Segunda etapa da pavimentação do Bairro do Tangará

 

Aquisição de 100 túneis para deposito de lixos

 

Revitalização do acostamento da BA 242 em Piatã

 

Revitalização da entrada da cidade de Piatã

 

Revitalização do acostamento da BA 242 em Piatã

 

Pavimentação da rua Antônio José de Brito a BA 242 em Piatã

 

Revitalização da Praça Vigário Souza em Piatã

 

Desfile 07 de Setembro no Distrito Sede

 

Reunião com o deputado Estadual Roberto Carlos e o secretário de infraestrutura, Marcus Benício, para viabilização da recuperação da BA 560 que liga o Piatã ao distrito de Sede Inúbia.

 

Desfile 07 de Setembro no Distrito de Cabrália

 

Construção do pátio para estacionamento dos ônibus escolares

 

Reforma do Galpão da Prefeitura em Piatã

 

Assinatura do termo de parceria com o SEBRAE

 

6.000 metros de canos para melhoramento do abastecimento de água

 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo