CN

Pesquisar

Itaberaba: Equipamentos são entregues por prefeitura em centro de reabilitação

O prefeito Ricardo Mascarenhas destacou a importância que as cadeiras de rodas representam, “principalmente na vidas das pessoas que precisam desse equipamento para ter mais qualidade de vida” | FOTO: Divulgação |

O Centro Especializado em Reabilitação (CER-II) em Itaberaba, na Chapada Diamantina, recebeu, na manhã da última terça-feira (28), cadeiras especiais para seus usuários das mãos do prefeito Ricardo Mascarenhas, da administração ‘Cidade de Todos’. Ao total foram entregues 16 cadeiras, sendo três de banho, uma de rodas convencional e 12 cadeiras para tetraplégicos. Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do Município e do Governo Federal, através do Programa Viver sem Limites. O encontro realizado no CER-II foi promovido pela prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Participaram do evento de entrega dos equipamentos, além do prefeito Ricardo, o secretário Municipal da Saúde, João Rodrigues Jr., o ouvidor-Geral do Município, Lucas Hayne, e o coordenador do CER-II, Saulo Queiroz. Também participaram do evento, a Equipe Técnica do CER-II, composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, dentre outros profissionais, e os usuários do Centro e seus familiares. O trabalho, realizado pelo CER-II de Itaberaba, é referência em todo o estado. Além dos usuários que residem em Itaberaba, o centro atende a usuários de mais 11 municípios dentro do território de pactuação da Saúde, entre eles Wagner, Itaetê, Lajedinho, Ruy Barbosa, Nova Redenção, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Marcionílio Souza, Bonito, Ibiquera e Macajuba.

“Esses equipamentos mudam o contexto de vida dessas pessoas. Agora, elas poderão fazer coisas que não poderiam estar realizando, como: ir para a escola ou à igreja. Isso melhora a qualidade de vida delas. Muitas dessas crianças precisam dessas cadeiras para que elas tenham o seu equilíbrio de tronco”, disse o coordenador do CER-II, Saulo Queiroz. Para dona Nildete Ferreira de Souza, 32 anos, mãe de Danilo, 13 anos, que tem paralisia cerebral, a cadeira fará diferença na vida do filho. “Agora, com certeza, será muito mais confortável fazer as coisas do dia a dia com uma cadeira apropriada para ele que não anda”, relatou dona Nildete.

O prefeito Ricardo Mascarenhas destacou a importância que as cadeiras representam, “principalmente na vidas das pessoas que precisam desse equipamento para ter mais qualidade de vida. Qualidade de vida que, como todos sabem, é um dos principais compromissos de nossa gestão”, disse o prefeito. O prefeito lembrou ainda que, em janeiro, o Centro voltará para sua antiga sede, já totalmente recuperada e restaurada com a finalidade de proporcionar mais conforto, cuidado e satisfação no atendimento a todos os usuários.

O secretário João Rodrigues Jr. destacou que um dos objetivos de sua gestão frente a Saúde, no CER-II, será tornar regular a concessão desses equipamentos durante todo o ano. Com as cadeiras de hoje, foram mais de 60 equipamentos concedidos, incluindo-se nesta conta, órteses e botas ortopédicas. João Rodrigues pontuou ainda que o prefeito Ricardo e toda a gestão têm tido um cuidado especial com o CER-II e que tem investido na qualificação do serviço que será oferecido em um local mais acolhedor, tanto para os usuários quanto para os profissionais. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo