CN

Pesquisar

Jornalistas defendem Maju após site contar ‘erros de português’: ‘Racismo puro’

Na última quarta-feira (9), o site Notícias da TV, comandado pelo colunista Daniel Castro, publicou uma matéria em que contabilizou a quantidade de “erros  de português” da jornalista Maju Coutinho, que estreou na última semana como âncora do “Jornal Hoje”. Na nota, o veículo apontou que a profissional “tem errado muito, o que disparou o alerta na emissora”. Pontuou ainda que “seu nervosismo foi assunto de reunião dos principais diretores de Jornalismo da Globo”.

Na internet, a matéria repercutiu negativamente e o conteúdo foi apontado como racista. Inclusive, diversos jornalistas saíram em defesa da colega. “Sou muito fã do trabalho e da pessoa @majucoutinho. Tenho 35 anos de serviços prestados à TV. Erro toda semana. Já vi várias colegas errando. Mas nunca vi ninguém contando erro de ninguém. @majucoutinho toda minha torcida! A bancada é sua. A tarefa é grande, e você também!”, escreveu Astrid Fontenelle, apresentadora do “Saia Justa” do GNT.

“Quantos jornalistas brancos tiveram seus erros gramaticais contabilizados em matéria do UOL? Sabe qual o nome desta obsessão em encontrar erros que nos coloquem num lugar subalterno? Racismo, puro e simples”, apontou Thiago Amparo, colunista da Folha de S. Paulo.

“O que está acontecendo com a #MajuCoutinho é o reflexo do quanto mulheres pretas são subestimadas o tempo todo. Deslizes ao vivo só não são tolerados quando somos nós o destaque. Matérias tendenciosas e racistas não merecem o meu clique. Máximo respeito, Maju. Tô contigo!!”, completou Gabi Coelho, do portal G1 e Voz da Comunidade.

Aqui na Bahia os protestos ao conteúdo também aconteceram. Durante a última edição do “Bahia Meio Dia”, Jéssica Senra – em um link ao vivo com a própria Maju – saiu novamente em sua defesa. “Com a prática a gente aprende, a gente melhora. A gente cresce e é assim para mim todos os dias”, disse. A baiana já tinha feito um texto enaltecendo as qualidades da colega (veja aqui). Aparentemente surpresa com a abordagem, Coutinho apenas retribuiu: “Que lindo começar com essas palavras. Pois é. Só erra quem se arrisca”. Assista aqui

Além dela, Maíra Azevedo, a Tia Má, também fez um post. “E quando ela ocupa a TV, eu me vejo, me reconheço! Para @majucoutinhoreal meu muito obrigada… você só é FANTÁSTICA justamente porque É REAL!”, enalteceu. Monique Evelle postou uma reflexão. “A excelência só é questionada quando incomoda quem sempre fez a manutenção dos velhos costumes (racismo, machismo, lgbtfobia etc). @majucoutinhoreal parabéns! Você me inspira!”. 

POSICIONAMENTO DA GLOBO

A Rede Globo emitiu uma nota, atribuída a Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo, sobre a matéria e negou que “um alerta” está aceso. Além disso, criticou o portal pelo conteúdo. “Defini-la como Daniel Castro a definiu revela apenas os preconceitos do próprio jornalista”. Confira a nota:

“É falsa a informação de que houve a reunião mencionada no comentário de Daniel Castro. Não houve reunião, Maju Coutinho tem brilhado na apresentação do Jornal Hoje, superando todas as melhores expectativas. O Jornal Hoje, com Maju, e em horário diferente (começa e termina mais tarde), teve crescimento de audiência considerando a faixa horária.

“É espantoso que um jornalista especializado em TV não entenda a diferença entre a linguagem de improviso e aquela lida de um teleprompter. Por último, e fundamentalmente, Maju Coutinho não é apenas uma profissional querida, simpática, humilde e alegre, como a define o jornalista. Ela é antes uma jornalista brilhante, talentosa, absolutamente preparada, que chegou ao Jornal Hoje exclusivamente por seus méritos profissionais. Defini-la como Daniel Castro a definiu revela apenas os preconceitos do próprio jornalista”.

 

Compartilhe
Acompanhar comentários
Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
0
Comente a sua opinião em nosso Portalx
Pular para o conteúdo