CN

Pesquisar

Lajedinho realiza audiência pública, dia 28, para apresentar Projeto de Instalação de Fábrica de Cimento

Durante o pico da fase de construção, podem ser gerados até 2 mil empregos | FOTO: Reprodução/Blog Bia Oliveira |

Na próxima sexta-feira, dia 28 de abril, às 9h, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, realizará em Lajedinho uma Audiência Pública para apresentar à população o estudo ambiental referente ao “Projeto Lajedinho”, da empresa CPX Baiana. A ideia é debater sobre a extração do calcário para a fabricação de cimento em responsabilidade da mineradora.

Ao Chapada News a empresa CPX, declara que são equipamentos com alta eficiência energética, resultando em baixo consumo de energia elétrica e de combustível. Têm filtros de grande potência, que retêm 99,9% do pó gerado, o que significa um processo produtivo limpo com tecnologias que permitirão um consumo de água 40% menor que em uma fábrica de cimento convencional e de mesmo porte. O baixo consumo de água é assegurado também pelo método de fabricação de cimento, que será pela via seca. A água será obtida exclusivamente de poços profundos dentro da própria fazenda da empresa, que serão suficientes de acordo com estudos hidrogeológicos. O tratamento dos efluentes sanitários, por sua vez, será integral, numa Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

A empresa garante que não haverá impacto ambiental e nem mesmo quem passa pela estrada verá a fábrica ou mina, pois ficarão protegidas atrás de um morro e pela vegetação presente no entorno, não impactando qualquer unidade ou área de preservação. Isto também servirá como barreira natural ao som, preservando a qualidade de vida das populações mais próximas.

A expectativa é de que a instalação dessa fábrica revitalize a economia da região do semiárido, uma das mais carentes do estado da Bahia. A fábrica pode impulsionar uma vasta gama de negócios: postos de gasolina, oficinas e borracharias, hotelaria, alimentação, segurança, fortalecimento da construção civil, etc.

A nova fábrica de cimento deverá entrar em operação em até dois anos e meio após o início de suas obras. Durante o pico da fase de construção, podem ser gerados até dois mil empregos. Já na fase de operação, a previsão é de cerca de 200 empregos diretos e outros 600 indiretos.

Da Redação – Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo