CN

Pesquisar

Lençóis: Cidade recebe Encontro Regional de Rádio Comunitária e fortalece projeto de associação

No domingo (29) aconteceu em Lençóis, o Encontro Regional Chapada Diamantina da Associação Brasileira de Radiofusão Comunitária (Abraço) Bahia.  O encontro ocorreu no Centro Cultural EcoViva, como fruto do projeto da Abraço Bahia, que tem a intenção de regionalizar a entidade no estado.

O encontro contou com a participação de cerca de 80 pessoas, representando entre 14 e 16 municípios da Chapada. O evento debateu a sustentabilidade financeira das rádios, foi criado um plano de ação regional para investimento na tecnologia dos estúdios, e capacitação para os diretores das associações das rádios, também com os locutores.

Sandro Lima, coordenador de articulações da associação Abraço, contextualiza o que é a entidade e fala um pouco sobre a regionalização, “é uma entidade nacional que possui coordenações estaduais. A gente começa na Chapada Diamantina, no mês de maio vai ser no sertão, a reunião vai ser no Lapão, vamos atingir 15 regiões da Bahia”.

Ainda foi discutida, a direção da entidade na Bahia. Foram passado os informes de como estão tramitando os projetos das rádios comunitárias no Congresso Nacional, relacionado ao aumento de potências.

De autoria do senador Hélio José (Pros), o PSL nº 513/2017 prevê a alteração na Lei Federal nº 9.612/1998, que institui o Serviço de Radiodifusão Comunitária, aumentando a potência das rádios comunitárias, em todo o Brasil, passando dos atuais 25 para 300 watts e a disponibilidade de outra frequência para as rádios que estão muito próximas e geram interferência na transmissão.

“Esta luta é de 20 anos, foi destravado agora e o projeto foi melhorado, a gente conseguiu, através do senador de Brasília Hélio José e do senador Otto Alencar, que foi o relator, aprovar este primeiro passo, que é um grande passo”, diz o coordenador da Abraço, Sandro Lima.

Ainda conforme o dirigente da associação, no momento a entidade se articula para quando o projeto chegar na Câmara Federal, os comunicólogos envolvidos possam garimpar votos a favor da mudança no Brasil todo.

 

 

 

 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo