CN

Pesquisar

Lençóis: Família argentina chega ao município, após quase duas décadas de viagem ao redor do mundo

Foi em Lençóis, município cercado e coberto de verde por todos os lados, além de água cristalina em abundância, que acabou de chegar uma família argentina, fazendo uma das muitas escalas em sua viagem ao redor do mundo a bordo de um Graham-Paige 1928; para quem não se recorda, é aquele carro da dupla Bonnie & Clyde.

Os argentinos Candelaria e Herman Zapp decidiram em 2000 fazer uma viagem, de ida e volta de seu país até o Alasca, isso antes de terem filhos. Mas o primeiro deles nasceu no longo percurso a ser percorrido. E os planos mudaram. A viagem já dura quase duas décadas. E assim nasceram mais três filhos.

Se carro novo dá pane, imagine um que paga na base da manivela. E com o motor quase sem fôlego, foi preciso dar uma parada para um conserto, enquanto a família respira novos ares. E Herman, Candelaria e os filhos vão ficando por Lençóis, atraindo curiosos de vilarejos e cidades próximas. Com o quase centenário Graham-Paige, a família percorreu mais de 380 mil quilômetros.

Conheceram serras, planícies e cidades de mais de cem países. A parada em Lençóis foi provocada por um problema mecânico. O motor de seis cilindros tinha os anéis de três pistões gastos, o óleo estava passando para as velas, impedindo a explosão que impulsiona a tração e faz o carro sair em disparada.

Com ajustes aqui e ali, o defeito foi corrigido, com a troca dos anéis do velho Graham-Paige pelos de um Fusca. O motor já funciona, mas ainda passa por ligeiras correções. Candelaria e Herman Zapp escreveram o livro ‘Atrapa tu Sueño’, em tradução livre “Agarra o teu Sonho”. São 451 páginas, com relatos da viagem. O livro já está na 14ª edição.

Os filhos são alfabetizados pela própria mãe; são avaliados por sistemas de ensino à distância validados pelo Ministério da Educação da Argentina. O filho mais velho, de 17 anos, acaba de retornar a Lençóis, após fazer exames presenciais na Argentina. Como estudioso de coisas para contar causos, assisti a mais de uma das muitas aulas ministradas por Candelaria. E foram momentos de deleite.

A volta ao mundo em um veículo tão especial e as comemorações do início da segunda década do século XXI, não poderiam passar em branco. Afinal, não é toda aventura de uma família pródiga que termina o ano de 2019 num dos lugares mais fascinantes do Brasil, a Chapada Diamantina.

E essa visita surpreendente tem sabor ainda mais gostoso quando ocorre em momento de confraternização natalina e quando Lençóis comemora o primeiro lugar entre os Melhores Destinos do Brasil 2019. (Fonte: Jornal da Chapada )

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo