Página Inicial / Meio Ambiente / Chapada: Incêndio devasta o equivalente a 200 campos de futebol e é controlado por Brigadistas e moradores

Chapada: Incêndio devasta o equivalente a 200 campos de futebol e é controlado por Brigadistas e moradores

Os incêndios voltaram a assolar a Chapada Diamantina. Nesta semana, o foco das chamas foi na localidade de Estiva, zona rural de Lençóis, situada entre Iraquara e Lençóis. O incêndio que durou mais de 48 horas destruiu uma área de aproximadamente 200 campos de futebol.

FOTO: Brigada Anjos da Chapada

Para ajudar no combate ao fogo, foi acionada a Brigada Anjos da Chapada, que tem sua guarnição aquartelada na cidade de Seabra. A Brigada foi deslocada para o lugar de incêndio, ficando na região por 03 dias, em insiste combate ao fogo.

Os Anjos da Chapada entraram em combate sob o direcionamento do Comandante César Maciel e do Sub Comandante Lucas. Que contaram com a equipe de brigadistas: Tamires, Eliete, Jeane, Naida, Brenda e Mariane. Todos saíram de Seabra na noite de quarta-feira (01) e chegaram em Estiva na madrugada de quinta-feira (02) onde deu início ao combate ao incêndio.

 

COmbate ao fogoem estiva / FOTO: Brigada Anjos da Chapada

A Brigada foi a campo com os recursos que possuem de doações e enfrentou incidente já no deslocamento, pois a viatura que transportava os brigadistas quebrou e a equipe precisou seguir caminho em cima de uma C10. Porém, não desanimou e cumpriu a missão de controlar o incêndio, juntamente com os moradores da localidade. No sábado (05) o incêndio já havia sido totalmente controlado, e para evitar o reinício das chamas, a equipe permaneceu no local até o meio-dia monitorando a região, fazendo o serviço de rescaldo.

Muitos animais morrem no incêndio, inclusive os de grande porte. FOTO: Brigada Anjos da Chapada

A Chapada Diamantina estava em estado de alerta para novas queimadas devido à falta de previsão de chuvas, mas nos próximos dias são esperadas mudanças nas condições do tempo na Bahia, sobretudo, em relação às chuvas que devem retornar em praticamente todo o Estado, conforme a equipe de meteorologia do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema). Mas, isso não diminui a atenção que se deve manter quanto a novos focos de incêndio na Chapada Diamantina.

Leia também: Lençóis: Incêndio é controlado, mas estado de alerta continua

Governo repassa R$ 500 mil para prevenção a incêndios na Chapada Diamantina


(Da Redação – Chapada News)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Safra baiana cresce e produção de grãos bate recorde em 2018

Sétimo lugar no ranking nacional dos estados produtores, a Bahia está colhendo safra recorde de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *