terça-feira ,17 outubro 2017
Página Inicial / Sem categoria / Lençóis: MPF pede a SSP e a prefeitura medidas para garantir a segurança de quilombolas

Lençóis: MPF pede a SSP e a prefeitura medidas para garantir a segurança de quilombolas

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA) recomendou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), às Polícias Civil e Militar do estado e à prefeitura de Lençóis para que adotem medidas para garantir à vida, à integridade e à educação dos quilombolas da comunidade de Iúna, localizada no município. O pedido é diante de um inquérito instaurado pelo MPF para acompanhar a investigação da chacina ocorrida no quilombo em 6 de agosto, quando seis integrantes da comunidade foram assassinados dentro do território.

Desde então, de acordo com o procurador da República Márcio Albuquerque de Castro, a comunidade “vive sob contínuo e severo estado de medo”. Segundo o MPF, o crime acarretou na saída de muitas famílias do quilombo: das 42 que ali residiam, restam apenas 12, cujas crianças deixaram de frequentar a escola, por medo de novos ataques. O órgão pede que a SSP e as Polícias atendam prontamente às ocorrências na comunidade, especialmente com investigações céleres e minuciosas.

Já a prefeitura de Lençóis deverá disponibilizar apoio logístico aos quilombolas que desejem retornar à Comunidade de Iúna, assim como auxílio psicológico ou psiquiátrico a todos os seus integrantes. De forma conjunta, os órgãos estaduais e a prefeitura de Lençóis deverão, ainda, adotar providências para a imediata retomada das aulas na Comunidade de Iúna.(Bahia Notícias)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

TJ-BA quer criar mais dez cargos de desembargadores; OAB manifesta indignação

Foi invocando a deusa da Justiça e declamando Castro Alves que o presidente da Ordem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *