domingo ,19 novembro 2017
Página Inicial / As Mais Lidas / LENÇÓIS/BA: Vereador eleito com menor número de votos se torna prefeito temporário do município

LENÇÓIS/BA: Vereador eleito com menor número de votos se torna prefeito temporário do município

votacao-2
Votação na Câmara dos Vereadores de Lençóis. FOTO: Tiãozinho

No campo político de Lençóis, o ano teve um início diferente, inesperado e de certa forma surpreendente. A cidade deu posse a seus novos vereadores, na noite desse domingo (01), e um desses vereadores, hoje, é o prefeito temporário da cidade. Tudo porque Marcão (primeiro mais votado) está com a candidatura indeferida com base na Lei da Ficha Limpa, e não foi declarado eleito. Vanessa (segunda mais votada) apesar de ser considerada eleita pelo TRE também não pode assumir o cargo, pois ambos precisam aguardar a decisão da Justiça sobre o futuro do executivo da cidade.

camara-cheia
População presente na Câmara. FOTO: Tiãozinho

A sessão foi dirigida pelo vereador mais velho, Eraldo, conforme manda o regimento. A câmara estava cheia. Eram eleitores dos três grupos que hoje atuam em Lençóis: o grupo de Marcão, o grupo de Vanessa e o grupo da terceira candidata, Edileide.

Flor Guia-Prefeito temporário de Lençóis. FOTO: Tiãozinho
Flor Guia-Prefeito temporário de Lençóis. FOTO: Tiãozinho

Após a posse se deu o primeiro escrutínio com candidatos à presidência da câmara com: Eraldo, Gilmar Galo e Flor Guia. Flor teve um único voto, o dele mesmo. E Eraldo e Gilmar, ambos ficaram com 4 votos cada um. Não tinham ainda decidido o presidente. Houve um intervalo de 10 minutos, onde percebeu-se muita conversa ao pé de ouvido de todos os grupos, afinal era a hora de escolher o Presidente e futuro prefeito temporário da cidade. Deu-se então o segundo escrutínio, e saíram como candidatos: Eraldo e Flor. Escolhido, finalmente como presidente, Florisvaldo Bispo dos Santos, o Flor Guia (PP), o vereador com menos voto nas eleições de 2 de outubro (113 votos), mas que agora assume a prefeitura de uma cidade bucólica e cosmopolita ao mesmo tempo, uma das cidades mais importante da Chapada Diamantina. Flor Guia sai do Legislativo e vai para o Executivo. Com sua saída, assume a presidência da Câmara Gilmar Galo.

Houve manifestação popular após a escolha do presidente da câmara e prefeito temporário da cidade. Era claramente uma manifestação de alívio, mais do que de alegria, afinal a disputa estava bastante acirrada entre os grupos.

O grupo de Edileide fez do jeito certo, articulou melhor, e hoje o grupo do meio, assume o poder.

Segundo informações, hoje (02), Flor Guia já iniciou seu mandato de prefeito e tem Neizinho como nome forte para a Secretaria de Administração. Neizinho foi o último presidente da câmara de vereadores do mandato passado, porém, nesse pleito não se lançou como candidato.

E assim ficou formada a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Lençóis:

Presidente: Flor Guia

Vice-Presidente: Gilmar Galo

Primeiro Secretário: Fabrício

Segundo Secretário: Vilsinho

Entretanto as eleições municipais de Lençóis ainda não acabaram. Nos próximos dias sairá decisão judicial sobre o futuro do executivo da cidade. Resta saber se haverá ou não novas eleições na cidade. Aguardemos!

votacao

votancao-3

Da redação

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

SEABRA: Veja o Vídeo e Ajude o “Pequeno Mário” a Conseguir Seu Quarto. #QuartodoMario

O pequeno Mário Carlos Pires dos Santos, de 26 anos, morador do bairro Bairro Santa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *