CN

Pesquisar

Mais 12 agências dos Correios serão fechadas; confira lista

Os Correios anunciaram o fechamento de mais 12 unidades na Bahia, oito delas somente em Salvador, até o dia 5 de julho. A empresa apontou como motivo a “readequação da rede de atendimento e da força de trabalho”. Em todo o Brasil, serão fechadas mais 161 agências. De acordo com os Correios, “o atendimento será absorvido por outros postos próximos, sem prejuízo da continuidade e da oferta de serviços e produtos”.

A maioria das unidades que serão desativadas ocupa imóveis alugados e está perto de outras agências. Em outubro de 2018, foram fechadas na Bahia três unidades dos correios, todas em Salvador, que estavam localizadas na Pituba, Baixa dos Sapateiros e no Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães. Em novembro do mesmo ano, a agência central, que ficava no bairro da Pituba, também foi fechada. Os empregados das unidades fechadas, segundo os Correios, serão transferidos para outras agências com vagas em outros municípios ou poderão optar pelo reenquadramento de atividade. Quem for atendente comercial das agências que serão fechadas pode pedir transferência para o cargo de carteiro, segundo comunicado interno dos Correios.

Outra opção aos atendentes comerciais é aderir ao Plano de Desligamento Voluntário (PDV) anunciado este mês, cujas inscrições vão até 12 de junho. Os Correios esperam a adesão de 7,3 mil empregados. Para os demais cargos, até a data de fechamento das agências, haverá orientação sobre a transferência para unidades que abrangem a atividade ou especialidade do cargo.

Corte de custos e privatização

A empresa pública está tentando enxugar a estrutura administrativa em meio à crise financeira – entre 2015 e 2016, a estatal acumulou prejuízos de R$ 4 bilhões. Uma das medidas foi fechar agências no país. Em 2017, foram 250 unidades localizadas em municípios com mais de 50 mil habitantes. No ano passado, foram 41 agências fechadas. Além disso, os Correios reduziram sua parte nos custos do plano de saúde dos funcionários e anunciaram a implantação de unidades compactas dentro de estabelecimentos comerciais. O presidente da estatal, general Juarez Cunha, declarou que estão sendo feitos estudos para a abertura de capital da empresa. A abertura de capital seria uma alternativa à privatização da empresa pública, a que Cunha se opõe. No mês passado, o presidente Jair Bolsonaro teria dado aval para a privatização dos Correios.

Veja a lista das agências a serem fechadas na BA e, ao lado, as que estão próximas:

FEIRA DE SANTANA: AC CAPUCHINHOS / AC FEIRA DE SANTANA

ITABUNA: AC ITABUNA / AC PINHEIRO

LUÍS EDUARDO MAGALHÃES: AC SANTA CRUZ DO OESTE / AC LUIS EDUARDO MAGALHAES

SALVADOR: AC CAMPO GRANDE / AC ASSOCIACAO BAIANA IMPRENSA

SALVADOR: AC ESTRADA DA LIBERDADE / AC CALCADA

SALVADOR: AC FORUM RUY BARBOSA / AC ASSOCIACAO BAIANA IMPRENSA

SALVADOR: AC MERCADO MODELO / AC CENTRAL SALVADOR

SALVADOR: AC TERMINAL RODOVIARIO / AC SUMARE

SALVADOR: AC UNIVERSIDADE FEDERAL BAHIA / AC BROTAS

SALVADOR: AF PITUBA / AC CIDADELA

SALVADOR: AC TRIBUNAL REG DO TRABALHO / AC CENTRAL SALVADOR

VITÓRIA DA CONQUISTA: AC BAIRRO DEPARTAMENTO / AC VITORIA DA CONQUISTA.

 

 

 

 

Fonte: Com informações do G1.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo