terça-feira ,17 outubro 2017
Página Inicial / Sem categoria / Mapa de indicação geográfica inclui cachaça Abaíra e uvas e mangas do São Francisco

Mapa de indicação geográfica inclui cachaça Abaíra e uvas e mangas do São Francisco

Foto: Reprodução.

A cachaça de Abaíra e as uvas de mesa e manga produzidas no Vale do Submédio São Francisco são os produtos baianos incluídos no Mapa das Indicações Geográficas do Brasil, guia produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A versão mais atualizada no mapa foi lançada na última quarta-feira (13). A indicação geográfica atesta a origem e a adequação às condições especiais de fabricação dos produtos certificados, para informar aos consumidores sobre a autenticidade da mercadoria e sua qualidade.

A ideia é valorizar a cultura local e promover o turismo nas regiões produtoras. O selo já foi concedido a 53 produtos e serviços em todo o país, em duas categorias: Indicação de Procedência, que certifica o local como centro de extração, produção de um produto (ou de prestação de um serviço); ou Denominação de Origem, que confere exclusividade a um meio geográfico sobre as características de determinados produtos e serviços.

No caso da cachaça Abaíra, o selo, concedido em 2014, a denominação foi restrita à produção feita na região da Chapada Diamantina, especificamente em parte dos municípios da Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã. (Bahia Notícias)

 

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Teixeira de Freitas: UPB debate capacita gestores municipais em LRF

Buscando capacitar gestores e técnicos municipais para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *