CN

Pesquisar

Morro do Chapéu: Mudas nativas para reflorestamento são cultivadas e distribuídas por estudantes

A mata nativa da região de Morro do Chapéu está recebendo um aporte significativo de plantas nativas, graças ao projeto de reflorestamento desenvolvido por estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Chapada Diamantina II, localizado no município. Em um viveiro construído no Cetep, os estudantes plantam, cultivam e distribuem mudas. Já são cultivadas mais de 900 mudas nativas de 12 espécies, como Angico, Tamboril, Jatobá, Licuri, Mucunã e Pereiro Rosa. A ação é realizada a partir de parceria com a empresa de energia renovável Enel Green Power e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (Senai).

As sementes das plantas são disponibilizadas pela própria Enel Green Power que, depois de crescidas, as adquire para viabilizar os plantios em áreas da região. O viveiro também serve como campo de estágio para os estudantes, ampliando o processo de aprendizado e contribuindo para que eles vivenciem na prática o que aprendem em sala de aula. Até agora, 975 mudas já foram plantadas no Parque São Mário e Morro do Cristal. Outras 300 mudas foram doadas a donos de propriedades rurais.

O aluno Ariel Mahatman, 18 anos, do curso técnico de Agropecuária, conta que a experiência “foi muito importante porque pude colocar em prática o que aprendi em sala de aula, ampliando os meus conhecimentos. Foi muito proveitoso atuar na área da silvicultura (ciência que se dedica ao estudo dos métodos de regenerar os povoamentos florestais), principalmente porque temos na nossa região muita área degradada e, com este projeto, estamos contribuindo para melhorar a situação”.

O projeto foi apresentado e selecionado para a 7ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), no ano passado. “Considero que a iniciativa tem agregado um grande valor à unidade escolar e à comunidade, que já se tornou o nossa parceira. A população nos traz sementes, a gente oferta uma muda e assim realizamos uma troca que tem transformado a consciência da população”, ressalta a responsável pelo viveiro, a técnica em Meio Ambiente Jaqueline Gonzaga, formada pelo Cetep da Chapada Diamantina II. As informações são da SEC.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo