sexta-feira ,18 janeiro 2019
Página Inicial / Noticias / Morro do Chapéu: Produção de alimentos finos é tema de reportagem do Globo Rural

Morro do Chapéu: Produção de alimentos finos é tema de reportagem do Globo Rural

A Chapada Diamantina foi mais uma vez tema de uma reportagem da Rede Globo, desta vez no último programa ‘Globo Rural’ de 2018. O repórter José Raimundo foi até Morro do Chapéu para mostrar as produções de alimentos gourmet em terras baianas. A localidade, de terra fértil, altitude acima de mil metros e temperaturas que podem chegar abaixo dos 15ºC em alguns períodos, vai além do turismo. Estão sendo produzidos em Morro do Chapéu vinhos, queijos, embutidos e defumados que movimentam a economia rural.

Entre os produtores está Silvano Leal, que tem uma fazenda de cordeiro para engorda. Ele prepara as rações, faz melhoramento no rebanho, cuida de cada detalhe para obter a melhor matéria-prima para Maciel Aguiar, dono de fábrica de defumados e embutidos em Morro do Chapéu. Ele compra com Silvano justamente por conhecer a procedência dos animais e conseguir manter a qualidade dos seus produtos. No mix de sua fábrica há mais de 30 produtos diferentes, entre cortes especiais, linguiças e defumados.

“Vendi tudo o que tinha para montar essa indústria”, contou ao repórter. Há a história também do médico cardiologista Ronei Martins, que produz queijos finos em sua fazenda, herança do avô, que fica no município. Ele mantém boa parte da propriedade protegida, em mata-virgem, e em outra cria gado leiteiro para sua produção de queijos que recebem bactérias importadas da Europa para recriar na Chapada Diamantina produtos de extrema qualidade.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Confira a cobertura completa do Seabra Light

Compartilhar com WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *