sexta-feira ,15 novembro 2019
Página Inicial / Noticias / Mucugê: Poeta Castro Alves é homenageado da 4ª Feira Literária

Mucugê: Poeta Castro Alves é homenageado da 4ª Feira Literária

O poeta Castro Alves será o grande homenageado da quarta edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), que acontece entre 15 e 18 de agosto, no município da Chapada Diamantina.


A solenidade de abertura será realizada às 20h, no Centro Cultural de Mucugê, com a conferência “Castro Alves: o filho da terra em imagens afrofuturistas”, comandada por Edvard Passos, dramaturgo e estudioso da obra do poeta.
Dentre os nomes confirmados para o evento estão Mailson Furtado, vencedor do Prêmio Jabuti 2018; Jarid Arraes, uma das mais jovens escritoras da literatura brasileira contemporânea; Aleilton Fonseca, poeta, romancista e ensaísta;e Noemi Jaffe, autora, professora e crítica literária.

Castro Alves é o homenageado também da terceira edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece entre os dias 7 e 11 de agosto, em diversos espaços do Centro Histórico de Salvador.

Sobre o Evento:

Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA) em parceria com o Sesc, a terceira edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) reunirá cerca de 150 atividades gratuitas, a exemplo de debates, lançamentos de livros, apresentações musicais, exposições, gastronomia e recitais, entre os dias 7 e 11 de agosto, em diversos espaços do Centro Histórico de Salvador.

A abertura oficial da Flipelô será às 19h do dia 7 de agosto, com uma performance poética do cantor, compositor, poeta e artista visual paulista Arnaldo Antunes, no Teatro Sesc Senac Pelourinho. Em seguida, em frente à Fundação Jorge Amado, o público poderá conferir uma apresentação da Orquestra Afrosinfônica, que sob regência do maestro Bira Marques executará um poema sinfônico dedicado a Castro Alves, que este ano é o homenageado do evento (clique aqui). 

Em edições anteriores, a Flipelô lembrou os escritores Zélia Gattai e João Ubaldo Ribeiro, esposa e um grande amigo de Jorge Amado, respectivamente. “Na verdade, o que pretendemos com a homenagem ao poeta Castro Alves nesta terceira edição é resgatar a admiração do nosso patrono, Jorge Amado, por esse grande poeta. No livro ‘ABC de Castro Alves’ ele demonstra claramente que sua relação com o poeta dos escravos não é apenas de admiração literária, mas de profunda identificação pessoal, tanto no plano estético, como político e ético”, comentou a diretora executiva da fundação, Angela Fraga.

Dentre as atividades que celebrarão a obra do homenageado está a exposição “Na Trilha do Poeta”, em cartaz no Solar do Ferrão, situado no Pelourinho. “Nós trabalhamos lá na casa onde nasceu Castro Alves, que hoje é o Parque Histórico Castro Alves, e vamos trazer a exposição ‘Na Trilha do Poeta’, que conta toda a história, a trajetória do poeta, da sua família, desde o nascimento até a morte dele. E aí nós avançamos um pouco com os admiradores, tem muita coisa lá pra ver”, explicou Diogenisa Oliva, representante do Parque Histórico Castro Alves, de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano.

Este ano, o evento destaca ainda a Rota Gastronômica Amados Sabores, que terá como tema “Amado Recôncavo”, com pratos inspirados no livro “A Cozinha Praiana da Bahia” de Guilherme Radel. A Rota terá a participação de 27 restaurantes do Centro Histórico, que oferecerão pratos com preços entre R$ 19,90 e R$ 49,90.

Momento de protesto
Representante da família do patrono da FCJA, a escritora Paloma Amado também esteve presente no lançamento da 3ª edição do evento. Lembrando do incidente ocorrido na última terça-feira (23), durante a inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista, ela destacou o caráter democrático da Festa Literária Internacional do Pelourinho. “É uma alegria lançarmos a terceira edição, tendo em face as condições mais adversas que vivemos no Brasil”, disse Paloma, lembrando que o evento do Sudoeste baiano foi fechado e voltado prioritariamente para convidados do presidente Jair Bolsonaro. 

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Hospital Regional da Chapada Convoca Candidatos Aprovados na 1ª etapa do Processo Seletivo de Novembro de 2019 para Etapa de Entrevistas

Hospital Regional da Chapada Convoca Candidatos Aprovados na 1ª etapa do Processo Seletivo de Novembro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *