CN

Pesquisar

Mucugê: Sihs dá largada a estudos para implementação da barragem de Casa Branca

Foto: Mário Marques / Sihs

Mudar a realidade dos que residem em Mucugê e região, no que diz respeito a segurança hídrica. Com este intuito, o governo do estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hidríca (SIHS) dá largada aos estudos para a implementação da barragem de Casa Branca, de forma a tirá-la do papel o quanto antes e assim beneficiar uma população estimada em 6.600 habitantes. O prazo estimado para a conclusão é de 90 dias. O total orçado para a obra, que será realizada pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), empresa vinculada a Sihs, é R$ 54.020.000,00.

Nesta primeira etapa, possível após a assinatura de um termo de compromisso entre o executivo estadual e o Agropolo, que assegurou R$ 10 milhões, técnicos já verificam as jazidas para a produção de areias artificiais; os resultados dos ensaios para a utilização das areias e pedras; o dimensionamento do filtro vertical da barragem de terra; o dimensionamento do sistema de rebaixamento do lençol freático para as escavações obrigatórias; bem como o dimensionamento do sistema de ancoragem do vertedor da barragem. Também consta na lista a identificação de estradas existentes na área do lago e estudo de possíveis relocações; revisão de custos unitários dos serviços (inclusive hidromecânicos); edição do quadro de origem-destino; revisão das especificações da barragem e revisão geral da planilha orçamentária da obra.

Foto: Mário Marques/ Sihs

“Transformar Casa Branca em realidade trata-se de um compromisso de governo, afinal estamos falando de um pleito antigo da população e dos produtores da região e que se tornou ainda mais importante após a estiagem que vem assolando o semiárido desde o ano de 2011 e que tem tido fortes reflexos na área agrícola produtiva do alto Paraguaçu”, destacou Peixoto, complementando que a obra garantirá segurança hídrica à região, dando suporte à atividade da agricultura irrigada. “Gerando emprego, renda e um incremento de 1.100 hectares de cultivo irrigado”, comemorou.


A barragem de Casa Branca é projetada para armazenar 22,37 milhões de metros cúbico de água, numa área total inundada de 394,0 hectares, com a construção de uma banca de 372,0 metros de comprimento, 5,0 metros de largura e altura total de 28,0 metros. O Agropolo hoje é o principal produtor de hortaliças do Nordeste e gera, em situação de normalidade hídrica, mais de 6.000 empregos diretos (IBGE), com base na agricultura irrigada. Chapada News com informações da Secom Sihs

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo