quinta-feira ,5 dezembro 2019
Página Inicial / Educação / Palmeiras: Escola Municipal Manoel Afonso realiza II Feira de Ciências

Palmeiras: Escola Municipal Manoel Afonso realiza II Feira de Ciências

Na ultima quinta feira, 19, foi realizada a II Feira de Ciências da Escola Municipal Manoel Afonso( EMMA), nesta edição, tratou o tema “Sustentabilidade e Qualidade de Vida”. O evento foi organizado pela professora Maurea Regina, com o apoio dos professores, coordenação, direção e, especialmente, pelos alunos das turmas do 1º ao 5º ano, se empenharam e apresentaram diversos subtemas inerentes à população em geral.

A realização deste evento teve como objetivo ampliar o conhecimento, valorizar a criatividade e promover o envolvimento dos alunos e professores na demonstração da situação atual do meio ambiente e da qualidade de vida.

No decorrer da Feira, cada turma apresentou os seguintes subtemas exposto nos stands: 1º ano – Higienização Corporal e Sentidos; 2º ano – As Plantas Nativas e As Partes da Planta; 3º ano – Astronomia; 4º ano – Dengue, Micorganismos e a Importância da vacinas, Energias Renováveis e Não Renováveis  5º ano – Alimentação Saudável; Coleta Seletiva ; Sistemas Respiratório, Digestório e Urinário.

O enfermeiro Julio Cezar foi convidado para orientar os alunos do stand sobre importância da vacinação. “Fiquei muito feliz em ver como os professores estão motivando o aprendizado e incentivando a criatividade dos alunos. Eventos como esse são riquíssimos não só para a divulgação da ciência na comunidade, mas também na formação de jovens críticos e ativos na busca por uma sociedade melhor”, diz Cezar.

O ufólogo Paulo Gusmão, do Vale do Capão, também compareceu ao evento para falar de astronomia. “Mostrei como funciona o sistema solar, as galáxias e o mecanismo do universo, isso é muito importante, é uma área que desperta a atenção e que de certa forma, hoje com a tecnologia, a internet, a gente sabe que muitas informações chegam, mas as crianças também não têm acesso, esse contato direto com elas, onde elas questionam, querem aprender, isso é muito importante”, explica Gusmão.

O aluno Hatila Souza de Oliveira, do 5º ano, agradece a professora Regina e a sua mãe Valéria pelo o incentivo e por mostrar que ele seria capaz de desenvolver sua apresentação na Feira: “Eu estou gostando muito da Feira, eu não era muito bom em ciências e nada disso, até que minha mãe começou a me ensinar e como apresentar as coisas, ai eu fui sabendo pouco a pouco. Eu comecei a participar de algumas coisas e fui participando de trabalhos diferentes, como Geografia, e as pessoas falaram que eu estava melhorando”, relata o garoto.

A professora e mãe Emanuela Novais fala sobre sua vivência com sua filha, o desempenho dos alunos e a sua felicidade em participar do evento:”A segunda Feira de Ciência é um processo que mobiliza todos os alunos e principalmente nós enquanto família, que se organiza para dar o apoio no projeto, porque acreditamos que estimula muito os alunos na perspectiva, principalmente da oralidade”, declara a professora.

Em nome da escola EMMA, a professora Maurea Regina agradece aos alunos e professores pelo o empenho e dedicação. “Parabenizamos e agradecemos todos os professores, pais e alunos pelo empenho e dedicação em todo processo de construção. Ficamos imensamente gratos e deixamos aqui o nosso convite para uma efetiva participação nos próximos eventos e atividades da escola”, disse Regina.

PORJoilson Santos

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Chapada: Incêndio de grande proporção avança pela Serra do Sincorá entre Ibicoara e Iramaia

Um grande incêndio florestal descoberto nesta segunda-feira (2) está consumindo fauna e flora na Serra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *