sexta-feira ,24 novembro 2017
Página Inicial / Educação / Palmeiras: Médico atuante no Vale do Capão recebe título de Comendador pelo Ministério da Saúde

Palmeiras: Médico atuante no Vale do Capão recebe título de Comendador pelo Ministério da Saúde

Doutor Aureo Augusto Caribé é conhecido por sua militância na área das práticas integrativas e complementares | FOTO: Reprodução/Youtube |

O médico Aureo Augusto Caribé de Azevedo, que trabalha na Unidade de Saúde da Família de Caeté-Açu, no Vale do Capão, zona rural de Palmeiras, cidade da Chapada Diamantina, recebeu na última terça-feira (17), no Palácio do Planalto, em Brasília, sua admissão à classe de Comendador da Ordem do Mérito Médico, concedida pelo Ministério da Saúde, por serviços prestados ao país, exercendo a medicina. Áureo recebeu essa honraria após indicação e estudo por um período de aproximadamente dois anos, que investiga se o indicado merece o reconhecimento. O médico é conhecido por sua militância na área das práticas integrativas e complementares, tendo sido homenageado anteriormente por ser precursor dessas práticas na região Nordeste, e por haver introduzido na Bahia, há mais de 30 anos, o parto domiciliar planejado, o parto de cócoras.

A unidade de Saúde onde ele trabalha recebe estudantes, mestrandos e doutorandos de todo o Brasil, interessados em estágio. Sua atividade incansável na divulgação de boas práticas, seja em parto, alimentação, tratamentos naturais ou educação, começou há muito tempo. Durante mais de 25 anos atendeu em ambulatório gratuito à população do Capão. Depois foi contratado e por fim concursado pela Prefeitura de Palmeiras, passando a atender na USF de Caeté-Açu, como funcionário público do Sistema Único de Saúde (SUS), o que potencializou sua ação junto à comunidade.

O médico afirmou que existe uma preocupação (do governo) em emprestar dinheiro para grandes empresas pagarem dívidas, mas os recursos para o SUS são reduzidos. Ele explicou que o equívoco é generalizado e que esse governo também peca nesse aspecto. “O SUS é essencial, uma coisa muito importante, é uma possibilidade de democracia, porque o SUS leva a saúde para todos os brasileiros. São pessoas que trabalham e ganham pouco, como os agricultores que são meus vizinhos, ganham muito pouco e eles que sustentam o país. É preciso que eles recebam algo em troca da sociedade que eles sustentam”, concluiu.

Um dos programas publicados pelo doutor no Youtube

Trabalho
O médico realizou cursos gratuitos que tiveram grande impacto para a população do campo, isso entre os anos de 1987 a 1995, intitulados Agentes de Saúde (antes mesmo que o Governo Federal criasse os Agentes Comunitários de Saúde). As associações camponesas da Bahia eram convocadas a encaminhar para o Vale do Capão as pessoas das comunidades que se destacavam por cuidar dos vizinhos. Nos cursos elas recebiam aulas sobre práticas integrativas, alimentação integral e outros temas ligados à saúde, e se comprometiam a compartilhar os ensinamentos com as suas comunidades.

A repercussão foi suficiente para que cidades como Seabra e Iraquara considerassem a participação nesses cursos como pré-requisito para a admissão como Agentes Comunitários de Saúde, quando o Governo Federal criou esse programa. Este ano Áureo começou uma série de programas no YouTube que tratam de práticas integrativas e um curso, intitulado Medicina da Vida, ao vivo e gratuito, para interessados em conhecimentos na área de Saúde. Jornal da Chapada com informações de assessoria e do Bocão News.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

IRAQUARA: Comunidades Fazem Protestos Sobre Fechamento das Escolas do Campo. Veja vídeo

Aconteceu hoje (22), uma Audiência Pública no Município de Iraquara, com o tema: Fechamento das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *