CN

Pesquisar

Piatã: Membros da Mesa Diretora renunciam aos cargos depois que Presidente trocou contabilidade e economizou R$ 47 mil

O motivo que teria levado os vereadores a renunciar aos cargos seria a mudança da empresa que presta serviço de assessoria contábil. Foto: Reprodução

A terça-feira, 21 de fevereiro, ficará marcada na história politica do parlamento do município de Piatã, uma situação inusitada junto a Câmara Municipal de Vereadores, palco de um episódio inédito. Ocorre que os integrantes da mesa diretora, vereadores Valmir Almeida, Pedro Paulo Macedo e Jailton da Bocaina, deixaram os cargos que ocupavam na mesa diretora, ficando desta forma, o presidente, vereador Beto Bahia, sozinho para conduzir os trabalhos.

Com isso novas eleições para ocupação dos cargos vagos na mesa diretora foram convocadas para a sessão seguinte, para a escolha dos substitutos dos renunciados.  A expectativa era de que nesta terça feira (07/3) já fosse definido os substitutos, mas não foi o que aconteceu, pois os vereadores interessados  em ocuparem  os  cargos, depois de uma breve reunião que antecedeu a sessão legislativa, resolveram não participar naquele momento do processo eleitoral para fazerem parte da mesa. Como não houve candidatos, o presidente convidou os vereadores Miron Matos e depois Ronaldo Souza, para secretariar os trabalhos, ambos alegaram seus motivos, pediram desculpas e acrescentaram que não podiam aceitar o convite naquele momento, o presidente então deu continuidade a sessão normalmente, novamente declarou vagos os cargos de Vice- presidente, primeiro e segundo secretário, convocando eleição, o que deve acontecer assim  que surgir os candidatos.

Sem membros na mesa diretora, o presidente esta se embasando juridicamente na Lei Orgânica do Município, no regimento Interno da Casa Legislativa e as demais leis a que compete matéria, tomando todas as medidas para dar continuidade aos trabalhos do poder legislativo, sem prejuízos.

De acordo com as leis, as funções dos membros da mesa só chegam ao fim, quando: o membro apresentar renuncia por escrito, por destituição ( ser omisso ou faltoso)  e por cassação ou extinção do cargo de vereador.

A expectativa continua grande, na esperança que tudo se resolva nas próximas sessões.

Como ficou claro na primeira sessão ordinária dessa nova gestão, os vereadores renunciados alegam que a medida adotada naquela manhã está ligada diretamente a mudança da empresa  que cuidara da contabilidade, por não ter sido contratada a mesma nos dois últimos anos. Entendendo os edis que eles deveriam ter sido comunicados da tal mudança.

De acordo com o presidente, conforme seu discurso em plenário, “moralidade e transparência”, será sempre seu ponto forte, explicou, que as contas do Prefeito e do Presidente da Câmara serão julgadas ao final de cada ano e, que quem cuida delas é a contabilidade e que a empresa da preferencias de seus colegas  vereadores, foi desleal com ele no mandato de presidente do último biênio da gestão passada, quando se recusou no mês de novembro último, a fechar suas contas, alegando falta de pagamento do mês em referencia, que além do mais, com a contratação daquela empresa, dois outros contratos tiveram que ser feitos para a complementação do serviço, o que custou para os cofres da câmara RS 101.000,00, e que com a contratação da nova  empresa a câmara tem uma despesa de RS 54.000,00. Portanto, o Presidente da câmara de Piatã, num momento que só se fala em crise, esta fazendo uma economia de RS 47.000,00. É como disse o vereador Ronaldo Souza “a economia por si só já justifica a mudança”.

O presidente também fez questão de deixar claro em sessão, que esse é um problema isolado, nada tem haver com seu apoio ao prefeito, que o prefeito é correto e que se assim continuar, terá sempre seu total apoio.(A Comarca)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo