domingo ,23 setembro 2018
Página Inicial / Economia / Piatã: Tem café premiado entre os melhores do Brasil no Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café

Piatã: Tem café premiado entre os melhores do Brasil no Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café

Para comemorar o Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) lançará uma campanha para estimular o aumento da qualidade do café produzido no Brasil. Com o mote “Café certificado sempre vai bem”.

O quarto maior produtor brasileiro, a Chapada Diamantina tem se tornado notável com a produção de cafés especiais. Com nota final de 8,62 pontos (em uma escala de 0 a 10), o microlote da cafeicultora Letícia Alcântara, produzido na Fazenda Divino Espírito Santo, no município de Piatã, venceu a disputa do 14° Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café.

 

O segundo lugar também ficou em Piatã. O prêmio foi para o café cereja descascado de Antônio Rigno de Oliveira, com a nota de 8,57 pontos. O Grupo foi o que mais investiu em qualidade, tornando-se campeão na Categoria Diamante. A empresa também teve o maior valor de aquisição por saca, entre os lotes de café Natural e Cereja Descascado, o que rendeu o título de campeã na categoria Ouro.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Café do Estado da Bahia (Sincafé), Antonio Roberto de Almeida, a campanha é oportuna. Ele explica que a colheita do café arábica, já iniciada na Bahia e em outros estados produtores, mostra que o Brasil terá uma safra de excelente qualidade.

De acordo com o dirigente, a tendência é que os brasileiros possam degustar diariamente cafés com qualidade ainda melhor, em todas as categorias. Na avaliação do presidente do Sincafé, a especialização no segmento gourmet é uma tendência de mercado. “O assunto foi discutido no recente Encontro Nacional do Café e pode ser uma alternativa para as indústrias de menor porte, que têm enfrentado dificuldade no mercado do varejo”, comenta.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Barra da Estiva completa 39 dias sem homicídios; Polícia Civil se empenha em investigações

A cidade de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, completou nesta quarta-feira (18), 39 dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *