CN

Pesquisar

Processos de acidentes de trabalho crescem 273% na Bahia em dois anos

Foto: Divulgação

O número de processos envolvendo acidentes de trabalho na Bahia subiu 273% em dois anos. Em 2014, foram protocoladas 1.986 ações, em 2015, 3618, e no ano passado, 5.437. Os números são da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal Superior do Trabalho, que apurou a quantidade de processos trabalhistas que incluem temas como indenização por dano moral ou material decorrentes de acidentes laborais, prescrição e responsabilidade civil do empregador.

“Observamos um considerável aumento de trabalho nas empresas, com maior risco de adoecimento e afastamentos. A crise econômica reduziu o quadro de empregados nas empresas para reduzir a folha de pagamento e a empresa poder sobreviver. Os que não foram dispensados passaram a ter uma sobrecarga de trabalho maior. E isso intensifica, em consequência, os riscos de adoecimento e acidentes de trabalho”, diz o desembargador Luiz Roberto Mattos, gestor regional do programa Trabalho Seguro na Bahia.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados em 2013, 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chegam a 321 mil. Neste cenário, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho. Os dados também colocam o Brasil no 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho, com mais de 700 mil registros de acidentes anualmente, dos quais quase 4 mil resultam em mortes.

Campanha
Com objetivo de conscientizar as empresas a adotarem medidas de prevenção a acidentes, o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) aderiu ao movimento ‘Abril Verde’, que também faz parte das celebrações do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, que é no próximo dia 28. Como parte da campanha, os prédios do TRT da Bahia estão iluminados em tons de verde e campanhas publicitárias vem sendo veiculadas nas mídias. (Correio)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo