CN

Pesquisar

Produções de café e vinho estão alavancando turismo na região da Chapada Diamantina

A produção gourmet da Chapada Diamantina, com o café e o vinho encabeçando essa área, está sendo mais um atrativo para os visitantes conhecerem a região. Formado por 24 municípios, o território é um dos mais procurados por aqueles que desejam um tempo longe das cidades grandes. No último sábado (8), a TV Bahia exibiu a sétima reportagem do projeto “Avança”, que trata sobre o desenvolvimento econômico do estado, e mostrou segmentos que são destaque, setores com alta produtividade, exemplos de negócios e utilização de tecnologia.

A capital turística da Chapada é a cidade de Lençóis, que está localizada a cerca de 400 quilômetros de Salvador, capital do estado. No município, fica o único aeroporto da região. O Aeroporto Coronel Horácio de Matos. Atualmente, o terminal aéreo tem cinco voos que partem e chegam na cidade a cada semana. Mas é pela estrada que a maioria dos turistas chega. Por ano, o município recebe 120 mil visitantes, dez vezes a população local: 12 mil moradores.

“É uma cidade muito agradável, com uma bela natureza”, diz um turista holandês. Além do sossego da natureza, os turistas buscam aventura nas trilhas, vales, rios e cachoeiras da região. Há também barzinhos, restaurantes e um clima gostoso que convida o turista a relaxar, nas noites badaladas da cidade. Lençóis oferece 4 mil leitos em casas de aluguel, campings, hotéis e pousadas bem charmosas. Em um desses estabelecimentos, trabalha a instrutora de yoga Maira Kegler Vega. A gaúcha chegou na região a passeio, mas se apaixonou pelas belezas naturais e acabou ficando.

“O que trouxe aqui foi essa busca pelo contato com a natureza, a paz, a tranquilidade. E as pessoas que me procuram também estão em busca disso”, afirma a professora. “As pessoas daqui, os moradores, dependem direta ou indiretamente da vinda dos visitantes. Os artistas que fazem suas peças, tanto para os moradores quanto para decorar as pousadas”, destaca Roberta Ferraz, secretária de turismo de Lençóis.

 

 

 

 

Fonte: Jornal da Chapada 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo