CN

Pesquisar

Região de Irecê: Brigadistas apelam para mais voluntários contra incêndio em serra de Uibaí/BA

Foto: Reprodução.

O município de Uibaí/BA, na região de Irecê, precisa do apoio de novos voluntários para reforçar o combate aos focos de incêndio que atingem a Serra azul desde o último domingo (27). O apelo é de ambientalistas que consideram a situação fora de controle.

O fogo começou na grota do peixe, na localidade de Sobreira, e no início da semana tomou conta de toda a extensão da gruta e leito do riacho, se alastrando por toda a serra, ameaçando as  nascentes dos afluentes do Rio Verde e destruindo toda vegetação.A vegetação seca e os ventos ajudam a propagar o fogo, por isso os trabalhos são diários. De acordo com ambientalistas, até o momento,  o número de seguidores no combate ao incêndio é insuficiente.

Segundo  Corpo de Bombeiros, os focos de incêndio têm como principal origem as queimadas em propriedades rurais. Ainda conforme o órgão, o problema é a tradição das queimadas neste período, onde  às vezes, os agricultores não têm instrução e o fogo acaba tomando grandes dimensões. Em Uibaí, porém, ainda não há informações sobre o que provocou o início das chamas.

A turismóloga Camylla Machado, usou as redes sociais para fazer uma apelo: ‘pessoal estamos pedindo o apoio de todos que possam colaborar, da maneira que for possível, para que possamos pôr fim a essa tragédia ambiental que está ocorrendo em nosso município.  Estamos precisando principalmente de voluntários que se disponibilizem no combate direto do fogo, apesar da garra dos que já estão nessa batalha desde ontem, o número ainda não é o bastante. Pedimos também doações de mantimentos e material para a manutenção desses voluntários no local, então todos podem contribuir’.

Informações de como doar podem ser obtidas através do telefone (74) 98806 1810. Nesta sexta-feira (01), o município de Uibaí recebeu o apoio de dois brigadistas de Morro do Chapéu. De 2011 para cá, pelo menos três incêndios ocorreram no local. (Central Notícia)

 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo