sexta-feira ,20 outubro 2017
Página Inicial / Educação / Reitor da Uneb e Diretora do campus Seabra falam sobre construção da sede própria em Seabra

Reitor da Uneb e Diretora do campus Seabra falam sobre construção da sede própria em Seabra

Pró-Reitor de Infraestrutura acompanhou a realização da sondagem do terreno para e elaboração dos projetos arquitetônicos complementares Foto: Reprodução Ass. Comunicação

O Reitor da UNEB, Professor José Bites de Carvalho e a Diretora do Campus XXIII UNEB em Seabra, Professora Iranice Carvalho, estiveram no Programa Resumo da Manhã, da Rádio Nova FM (99.7) em entrevista com Nerisvaldo Sobrinho. Falaram sobre o andamento e a importância da construção da nova sede da UNEB para toda a Chapada Diamantina.  Reivindicação antiga da comunidade acadêmica, o Campus XXIII da UNEB, a sede própria começa a se tornar realidade

Transcrição resumida da entrevista. Ouça áudio com entrevista na íntegra.

Nerisvaldo – Agradecemos ao professor e à Diretora e seja bem-vindo à nossa Chapada.

José Bites – Comprimento a todos os ouvintes e informo que estamos com uma grande equipe aqui, para uma visita técnica de definição dos rumos necessários para o fortalecimento da UNEB na região da Chapada Diamantina.

Iranice Carvalho – Nós temos trabalhado muito, mas nosso trabalho é invisível, é como se fosse um alicerce de uma casa, fica escondido, mas trabalhamos muito no alicerce para ter uma boa casa. Agora o que vai aparecer é a parte mais explícita, que é a sede da UNEB e as reformas.

Nerisvaldo –  Fale sobre a importância da UNEB para a Chapada Diamantina

José Bites – A UNEB é uma universidade pública gratuita para formação de profissionais. Muitas vezes se compreende a universidade apenas no trabalho de graduação regular, mas ao longo da história daqui, temos um quantitativo imenso de atividades que foram desenvolvidas através de programas especiais de formação com a rede UNEB em várias cidades da Chapada. Em Seabra, esse ano, entramos nas comunidades quilombolas com a UPT (Universidade para Todos), onde as pessoas podem cursar a UPT como preparação para acesso a qualquer universidade. Esse programa cria condições para que o estudante possa disputar o Enem ou qualquer outra seleção de qualquer universidade.

Nerisvaldo – Que retorno está obtendo desse projeto? É positivo?

Iranice Carvalho – Muito positivo. Este ano tivemos um quantitativo enorme das comunidades quilombolas. Com isso acessamos nossa Pró-reitoria de Ações Afirmativas para apoio e suporte ao ingresso desses estudantes de comunidades quilombolas. A Prefeitura também está contribuindo alugando uma casa para estes estudante morarem.

Nerisvaldo – Fale sobre a posse da nova sede da UNEB no antigo Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia).

José Bites –  Surgiu a oportunidade de termos o espaço do antigo Derba, corremos atrás e conseguimos. Houve acordo de que parte do terreno será concedida ao Detran e a outra parte fica com toda a UNEB. Nosso trabalho agora é viabilizar a consolidação da sede, que é fazer a licitação desse novo prédio. Também estamos licitando para começar uma reforma de oito salas já existentes no antigo Derba. Queremos abrir novos cursos, mas para isso precisamos melhorar nossa infraestrutura. Queremos cursos que atenda toda a Bahia e toda a região da Chapada Diamantina, por isso temos que consolidar a nova sede da UNEB.

Iranice Carvalho – Queremos não só abrir novas turmas, queremos ver esse formando inserido no mercado profissional. Para isso estamos fazendo o ‘observatório do egresso’, analisamos qual o futuro do estudante no mercado, após sair do curso. Não somos uma fábrica de dar diploma, queremos que as pessoas trabalhem e se engajem na região.

Ouça áudio na íntegra:

(Da Redação – Chapada News)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Palmeiras: Médico atuante no Vale do Capão recebe título de Comendador pelo Ministério da Saúde

O médico Aureo Augusto Caribé de Azevedo, que trabalha na Unidade de Saúde da Família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *